Mastologia
O que é mastologia?
Quando se fala em mastologia, é comum fazermos uma relação direta com o tratamento do câncer de mama. Mas há vários outros casos em que são necessários a avaliação e o acompanhamento desse especialista. “Mastologista é aquele médico que cuida de todas as doenças da mama, malignas ou benignas, em homens ou mulheres”, explica a Dra. Flávia Vidal Cabero. Ela ressalta que a chamada doença maligna é o câncer de mama. Nesse caso, além do mastologista, outros profissionais entram em cena para auxiliar no tratamento, como o oncologista, o radioterapeuta e o radiologista, bem como outros especialistas da área da saúde, como fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos.
É comum os ginecologistas realizarem o exame clínico das mamas quando suas pacientes os procuram e, em alguns casos, eles também solicitam o exame de mamografia e ultrassonografia da mama. Entretanto, dependendo do resultado dos exames, a mulher deve ser encaminhada para o mastologista. “Existe uma classificação internacional do resultado dos exames de imagem que determina se a investigação de um nódulo suspeito deve ser complementada por outros métodos ou se podemos prosseguir com o seguimento semestral ou anual, por causa da benignidade dos achados”, aponta a médica.
O Breast Image Reporting and Data System (BI-RADS) tem sete categorias de classificação, e quanto menor o número da categoria, menor a chance de a imagem detectada sugerir o diagnóstico de câncer.
Normalmente, os ginecologistas encaminham a mulher para o mastologista quando o exame de mamografia indica o BI-RADS 3, 4 ou 5. “Os ginecologistas têm formação para acompanhar as pacientes que têm laudo que apresenta até o BI-RADS 3”, explica a Dra. Flávia.