Logo

Cirurgia Bariátrica

O que é cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica traz benefícios que vão além da perda de peso. Na verdade, influencia todo o quadro relacionado com a obesidade, agindo na remissão de doenças associadas ao diabetes e à hipertensão e trazendo vantagens para o indivíduo, por meio da redução do risco de mortalidade, do aumento da longevidade e da melhora na qualidade de vida. Portanto, a indicação da cirurgia pelos médicos leva em consideração três critérios: índice de massa corporal (IMC), doenças relacionadas e histórico do paciente.

O Dr. Arnaldo Nacarato, cirurgião do aparelho digestivo e coordenador da Cirurgia Geral no Hospital Brasília Unidade Águas Claras, aponta que a associação da cirurgia com casos de obesidade extrema é equivocada. “Isso faz com que muitos pacientes desenvolvam doenças metabólicas secundárias à obesidade pelo atraso na indicação do procedimento, que poderia evitar que essas enfermidades se desenvolvessem se tivéssemos agido antes”, ressalta o médico.

Porém, vale destacar que a idade é um fator importante na verificação das condições clínicas para a realização do procedimento: para pessoas com mais de 65 anos, é necessária uma avaliação individual que leve em consideração todos os riscos da idade e faça um balanço com os benefícios propostos pelo tratamento. Jovens e adolescentes abaixo de 16 anos, por recomendação de entidades bariátricas, devem ser acompanhados e autorizados pelos pais. Além disso, deve-se ponderar sobre o histórico do paciente, sobretudo no que tange ao acesso a outros tratamentos.

Nossa equipe

No Hospital Brasília Unidade Águas Claras, a opção é definida depois da avaliação clínica da pessoa que vai se submeter ao procedimento e da elaboração de um parecer médico. “Costumo dizer às pessoas que nos procuram que não existe uma ‘receita de bolo’, cada caso é um caso. Procuro explicar todo o processo, já que, da preparação até os detalhes da técnica escolhida, é importante considerar as particularidades de cada um”, completa o médico. Ele ressalta ainda a importância da tecnologia em qualquer um dos métodos cirúrgicos. “Utilizamos a videolaparoscopia em 100% dos casos, que traz uma recuperação mais rápida, com menores índices de complicação e de tempo de internação hospitalar”, completa o Dr. Nacarato.

No Hospital Brasília Unidade Águas Claras, nossos profissionais estão aptos a oferecer esse suporte, desde as primeiras consultas de avaliação até o acompanhamento pós-operatório. Tudo começa no Centro Médico Águas Claras, onde nossos médicos fazem o atendimento inicial e ajudam o paciente a traçar a melhor conduta para o caso.

Dúvidas sobre cobertura de convênios para consultas?Conferir operadoras aceitas