Direitos e Responsabilidades
No Hospital Brasília Unidade Águas Claras, o paciente vem em primeiro lugar. Por isso, prezamos pelo atendimento de excelência. E para que este seja o mais efetivo e transparente possível, o hospital dispõe de uma relação com os direitos e as responsabilidades de pacientes, acompanhantes e visitantes. Confira abaixo:
Direitos do Paciente
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O paciente tem direito de ser identificado pelo nome e sobrenome. Durante a realização de procedimentos, tem direito de ter o nome dele e a data de nascimento confirmados pelos profissionais.
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O paciente tem direito a informações claras, simples e compreensivas a respeito das ações diagnósticas e terapêuticas e o que pode decorrer delas, bem como direito à previsão de duração do tratamento.
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O paciente tem direito de consentir ou recusar procedimentos diagnósticos ou terapêuticos a serem realizados como parte do tratamento proposto.
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O paciente tem direito de receber toda a informação sobre os medicamentos que serão utilizados nele.
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O paciente tem direito de ser informado sobre a procedência do sangue ou dos hemoderivados para transfusão, bem como à comprovação e validade das sorologias efetuadas nele.
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O paciente tem direito a manter sua privacidade por meio de atendimento em lugar adequado e conduta profissional que resguarde essa privacidade.
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O paciente tem direito de ter respeitada sua crença espiritual e religiosa e receber ou recusar assistência moral, psicológica, social e religiosa.
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O paciente tem direito a ser ouvido, por meio de um canal direto de comunicação (ouvidoria), sendo suas queixas, críticas e/ou elogios encaminhados aos setores responsáveis. Quando apresentar alguma reclamação, esta deverá ser averiguada, com retorno ao paciente/acompanhante.
Responsabilidades do Paciente
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O paciente ou seu responsável legal tem o dever de dar informações precisas, completas e acuradas sobre seu histórico de saúde, doenças prévias, medicamentos em uso, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados com sua saúde.
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O paciente tem o dever de informar as mudanças inesperadas de seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis por seu tratamento.
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O paciente deve confirmar o entendimento das ações que estão sendo efetuadas ou propostas com vistas à cura dos agravos à sua saúde, à prevenção de complicações ou sequelas, à sua reabilitação e à promoção da saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas.
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O paciente tem o dever de seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.
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O paciente tem o dever de indicar o responsável financeiro pelo seu tratamento hospitalar, informando ao hospital quaisquer mudanças nessa indicação.
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O paciente tem o dever de respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviço da instituição.
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O paciente e/ou acompanhante não devem manusear qualquer equipamento utilizado no auxílio à assistência.
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O paciente tem o dever de participar de seu plano de tratamento e alta hospitalar ou indicar quem possa fazê-lo.
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O paciente tem o dever de atender e respeitar a proibição de fumo nas dependências do hospital, extensivo a seus acompanhantes, conforme a legislação vigente.
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O paciente e/ou acompanhante têm o dever de zelar por seus pertences de valor durante sua permanência no hospital.