Também chamada de cobalamina, a vitamina B12 é um nutriente que atua na formação da estrutura de nosso DNA, dos neurônios, das células sanguíneas e na manutenção da bainha de mielina (estrutura formada por uma espécie de “capa de gordura" que protege as células nervosas), além de ter um papel importante no metabolismo das gorduras. Entretanto, o corpo humano não consegue produzi-la de maneira independente. Por isso precisamos obtê-la por meio da alimentação ou de suplementação.
Dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), de 2019, apontam que, entre as crianças menores de 5 anos, mais de 14% possuem deficiência desse micronutriente. Entre pessoas com mais de 65 anos, o grau de incidência passa dos 15%.
A Dra. Juliana Tepedino, nutróloga do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, explica os sinais e sintomas característicos da deficiência de vitamina B12 no organismo e dá dicas de como incluí-la na dieta.
Sinais e sintomas de vitamina B12 desregulada
A principal consequência da falta de cobalamina é a anemia, cuja manifestação mais frequente é a fadiga. Outros sintomas comuns são:
-
estomatite (aftas);
-
sensação de ardência na língua;
-
fraqueza nas pernas;
-
formigamento;
-
cãibras;
-
diarreia;
-
queda de cabelo;
-
perda de apetite;
-
problemas de memória;
-
demência em casos mais avançados;
-
risco aumentado para AVC;
-
humor depressivo.
Segundo a médica, a elevação dos valores de vitamina B12 no organismo não costuma trazer grandes problemas, podendo apenas favorecer o surgimento de acne ou dermatite.
Alimentos ricos em vitamina B12
A principal fonte desse micronutriente são os alimentos de origem animal. Confira, a seguir, alguns exemplos de itens ricos em vitamina B12 e sua quantidade presente em uma porção de 100g:
-
fígado de boi: 72,2 mcg;
-
fígado de frango: 18,9 mcg;
-
marisco:12 mcg;
-
atum: 8,19 mcg;
-
coração de frango: 7,57 mcg;
-
sardinha: 7,32 mcg;
-
ostra: 3,63 mcg;
-
caranguejo: 3,91 mcg;
-
salmão: 3,13 mcg;
-
carne: 2,53 mcg;
-
ovo cozido: 1 mcg;
-
iogurte: 0,29 mcg;
-
leite: 0,37 mcg.
Quando a vitamina B12 injetável é recomendada?
Pessoas vegetarianas e veganas devem realizar suplementação de vitamina B12, além de incluir cereais e alimentos fortificados com o nutriente.
Casos específicos exigem maior atenção e precisam recorrer à vitamina B12 injetável. Essa medida pode ser indicada para pacientes que:
-
possuem risco aumentado para deficiência de cobalamina;
-
têm dificuldade de absorção da vitamina;
-
passaram por cirurgia bariátrica;
-
enfrentam doenças inflamatórias intestinais;
-
convivem com o HIV;
-
idosos, em virtude da redução natural da acidez do estômago.
Valores normais de vitamina B12
A vitamina B12 é medida em microgramas. Segundo a Dra. Juliana, para adultos, a recomendação de consumo diário é de 2,4 mcg por dia. Para as gestantes, 2,6 mcg e lactantes (mulheres que amamentam), indicamos o consumo de 2,8 mcg de vitamina B12 diariamente.
No exame, os valores normais variam de 200 a 900 pg/mL.
Vitamina B12 baixa engorda?
Ainda segundo a médica, não existem evidências de que a deficiência de vitamina B12 leve ao ganho de peso, bem como não se pode dizer que sua suplementação combata a obesidade.
“A vitamina B12 participa do metabolismo e da produção de energia para o corpo. A deficiência de cobalamina pode causar maior sensação de fadiga e formigamento e, assim, favorecer a inatividade física", complementa a especialista.
Qual a melhor fonte de vitamina B12?
Para as pessoas saudáveis e sem deficiência nutricional, a vitamina obtida por meio dos alimentos deve sempre ser a primeira escolha. Para aquelas que precisam suplementar a alimentação, a Dra. Juliana explica que evidências mais recentes sugerem melhores resultados com a B12 em sua forma ativa, a metilcobalamina.
“A metilcobalamina, forma naturalmente encontrada no sangue e em fluidos corporais, é mais bem retida no organismo e propicia aumento mais expressivo nas concentrações de cobalamina quando comparada com outras formas de representação do suplemento, ainda que estas também possam ser utilizadas para o tratamento desse tipo de déficit", explica.
Como identificar se a vitamina B12 está alta ou baixa?
A melhor forma de diagnosticar e até mesmo prevenir qualquer alteração é por meio de consultas médicas periódicas. No caso de a vitamina B12 estar baixa ou alta, a avaliação é feita com o auxílio de exame de sangue e pela dosagem de vitamina B12 sérica, acompanhada de exames como hemograma, homocisteína e ácido metilamônico.
Centro Médico Águas Claras: tecnologia e atendimento humanizado
Para oferecer aos pacientes uma linha de cuidado integral que englobe todas as etapas da assistência médica com qualidade e segurança, o Hospital Brasília Unidade Águas Claras conta com o Centro Médico Águas Claras, que está localizado na torre lateral do hospital. O espaço dispõe de mais de 20 especialidades e se caracteriza como uma unidade avançada do hospital, que oferece assistência em caráter ambulatorial preventivo e diagnóstico de patologias. A nutrologia, área da medicina que se dedica a estudar e corrigir deficiências nutricionais, é uma das especialidades oferecidas no Centro Médico. Para agendar uma consulta, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo número 4020-0057 ou agende aqui.