Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

O que você precisa saber sobre o câncer de próstata?

Consultar um médico regularmente e manter os exames em dia possibilita o diagnóstico precoce e aumenta as chances de cura.
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 24/11/2021

O câncer de próstata é o câncer com maior incidência entre os homens e, segundo um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No próximo ano, o instituto estima que surgirão 65.840 novos casos. 

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte tanto do sistema reprodutor quanto do sistema urinário masculino. Ela é responsável por produzir e armazenar secreções que formam o sêmen. 

O câncer de próstata evolui lentamente e não costuma apresentar sintomas quando ainda está no início, o que mostra a importância de manter os cuidados com a saúde em dia, principalmente a partir dos 50 anos. Homens com ascendência africana ou histórico deste câncer na família, devem realizar os exames de rastreio a partir dos 45. 

Quais os sintomas do câncer de próstata?

O Dr. Fransber Rodrigues, urologista do Hospital Brasília, explica: “O câncer de próstata, geralmente, não causa sintomas, a menos que a doença já esteja muito avançada e até mesmo com metástases. Por isso, deve-se fazer a vigilância para o diagnóstico precoce.”   

Na fase já avançada, os sintomas de câncer de próstata podem incluir:  

  • Dificuldade para começar a urinar.
  • Frequente sensação de bexiga cheia, mesmo após ir ao banheiro.
  • Incontinência urinária.
  • Dor ao ejacular ou urinar.
  • Presença de sangue no sêmen ou no xixi.
  • Excessiva perda de peso.
  • Dores ósseas em várias partes do corpo. 

O câncer de próstata causa diminuição da virilidade?

Ao contrário do que se costuma falar sobre o tema, o Dr. Fransber afirma que o câncer de próstata não causa diminuição de virilidade. 

Exames para rastreio do câncer de próstata

Existem dois exames para rastreio de câncer de próstata, o físico (toque retal) e o laboratorial (dosagem de PSA). Após a realização destes, caso seja constatado algum nódulo suspeito na glândula ou PSA alterado, o homem será encaminhado para a realização de uma biópsia, que irá dizer se o tumor é maligno. Em caso positivo, o paciente precisará fazer outros exames a fim de analisar a extensão do tumor, verificar se há metástase e dar início ao tratamento com um profissional de oncologia

Sobre o PSA, o urologista detalha: 

“O antígeno prostático específico é uma substância secretada pelas células da próstata, com secreção aumentada por células do câncer prostático. Por isso, podem ser usadas para o rastreio, visto que valores aumentados (acima de 2,5 mg/dl em homens até 55 anos e acima de 4 mg/dl em homens com mais de 55 anos) indicam suspeita e necessidade de investigação complementar.”  

A partir dos resultados dos exames iniciais é que se define a conduta de cada caso. Quando há necessidade, o urologista ou o radiologista realiza uma biopsia para confirmar o diagnóstico. Em caso positivo, outros exames são feitos para se determinar o estágio em que a doença se encontra.  

Câncer de próstata tem cura?

“Sim. Quando diagnosticado em estágio precoce, a doença pode ser curada”, afirma o médico. 

Qual o tratamento para o câncer de próstata?

O tratamento do câncer de próstata é definido de acordo com diversos fatores, entre eles a idade, a saúde geral do paciente e o estágio do tumor (se localizado ou se já com metástases):   

  • Radioterapia:  o câncer de próstata é sensível à radiação.

  • Hormonioterapia: bloqueia a ação da testosterona, que age como “combustível” para o crescimento do câncer de próstata.

  • Quimioterapia: para casos já com metástases.

  • Cirurgia de retirada da próstata. 

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul tem como objetivo incentivar a população masculina a estar em dia com suas consultas e exames, a fim de prevenir doenças ou descobri-las precocemente, como é o caso do câncer na próstata. 

O Hospital Brasília Unidade Águas Claras oferecer os cuidados do Centro de Oncologia para vários tipos de câncer, incluindo o câncer de próstata. Formado por uma equipe multidisciplinar, com urologistas, oncologistas, radio terapeutas e radiologistas, este setor está preparado para atender a quem precisar de tratamento para câncer de próstata. Além disso, contamos com o Centro de Infusão, para oferece todo o suporte e acolhimento necessários a quem precisa passar por um tratamento de quimioterapia. Para saber mais sobre nossos serviços ou agendar uma consulta, ligue para 4020-0057 ou clique aqui.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico