Sinais como dor de cabeça, tontura ou fraqueza podem ser sintomas de hipertensão arterial ou pressão alta, como também é chamada. Você sabia que, quando não controlada, essa doença, que afeta cerca de 30% dos brasileiros, pode ser fator de risco para problemas graves de saúde, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC)? Uma boa notícia é que, quando identificada e tratada precocemente, os riscos de mortalidade das causas cardiovasculares podem ser reduzidos.
Neste blog, entenda o que é a doença, quais são os riscos, os sintomas de pressão alta e como é feito o tratamento da condição. Quem explica o assunto é a Dra. Anny Gutemberg, cardiologista do Hospital Brasília Unidade Águas Claras. Veja aqui como cuidar melhor da saúde!
O que é pressão alta?
A pressão alta é uma doença crônica que provoca níveis elevados da pressão do sangue nas artérias. Isso acontece quando as pressões máxima (sistólica) e mínima (diastólica) ficam iguais ou ultrapassam o número de 140 × 90 mmHg, ou seja, 14 por 9. Quando a pressão atinge esse patamar, faz com que o coração tenha que se esforçar mais do que deveria para manter a boa distribuição do sangue pelo corpo. Desse modo, a doença é um dos principais fatores de risco para o acontecimento de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, insuficiência renal e cardíaca e aneurisma arterial.
Em grande parte dos casos – aproximadamente 90% deles –, o problema é herdado dos pais, no entanto, hábitos no decorrer da vida podem também influenciar o desenvolvimento da doença.
Saiba também o que é insuficiência cardíaca.
O que pode causar a pressão alta?
As causas da pressão alta podem ser diversas, entre as quais estão:
-
Fator hereditário;
-
Fumo;
-
Grande consumo de bebidas alcoólicas;
-
Obesidade;
-
Não praticar atividades físicas;
-
Estresse;
-
Grande consumo de sal;
-
Altos níveis de colesterol;
-
Idade;
-
Diabetes.
Leia também Você está cuidando da saúde do seu coração?
Quais são os sintomas da pressão alta?
Embora a doença possa ser silenciosa, quando a pressão sobe muito, ocorrem os principais sintomas:
-
Dores no peito;
-
Fraqueza;
-
Dor de cabeça;
-
Sangramento nasal;
-
Tonturas;
-
Zumbido no ouvido;
-
Visão embaçada.
Como é a dor de cabeça da pressão alta?
Conforme explica a Dra. Anny Gutemberg, “é um mito que a dor de cabeça da pressão alta tem padrão certo, como na nuca, por exemplo. Quando a pressão sobe muito, gerando complicações como AVC hemorrágico (derrame) ou encefalopatia hipertensiva, a dor de cabeça pode variar ou nem existir. Na maior parte das vezes, na verdade, é a dor de cabeça que faz subir a pressão, e não o inverso”.
Como diferenciar os sintomas de pressão alta e baixa?
Uma diferença possível nos sintomas da pressão alta e da pressão baixa é que, quando ela está baixa, é mais frequente sentir fraqueza e ter sensação de que vai desmaiar. Já quando ela está alta, normalmente, não há nenhum sintoma, daí o perigo. Quando ela fica muito alta, pode gerar os sinais descritos acima. No entanto, a forma mais segura de saber é medir a pressão arterial com um aparelho eletrônico. Valores maiores ou iguais a 140 × 90 mmHg são considerados pressão alta; já a pressão baixa não tem um ponto de corte certo, os sintomas dependem de pessoa para pessoa, mas, normalmente, abaixo de 90 × 60 mmHg, gera manifestações físicas.
Ao surgirem sintomas, é fundamental buscar orientação médica de um clínico geral e um cardiologista para diagnóstico e tratamento adequados.
Leia também sobre como as mulheres podem se prevenir das doenças cardíacas.
Quais são os riscos da hipertensão?
O principal risco da hipertensão é que ela é um agravante para o acontecimento de complicações graves de saúde, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e aneurisma arterial.
Que médico procurar?
O médico especialista para o cuidado com a pressão arterial é o cardiologista. Ele é especializado na análise dos sintomas, no diagnóstico e no tratamento da condição, quando necessário.
Tratamento para a pressão alta
Embora a pressão alta seja uma doença crônica, ou seja, não tem cura, ela precisa ser tratada e controlada. Assim, o médico avaliará cada quadro de forma individualizada, considerando o histórico de vida do paciente.
Normalmente, o tratamento é feito com a indicação de medicamentos e mudança de hábitos que podem levar à hipertensão. Para isso é preciso:
-
Manter o peso adequado;
-
Não consumir muito sal;
-
Evitar alimentos com gordura;
-
Fazer atividades físicas regulares;
-
Ter momentos de lazer;
-
Parar de fumar;
-
Diminuir o consumo de álcool;
-
Controlar o diabetes.
Cardiologia no Hospital Brasília Unidade Águas Claras
O Hospital Brasília Unidade Águas Claras é referência em cardiologia com tecnologia avançada para o diagnóstico e tratamento das doenças do coração. Além disso, conta com equipe multidisciplinar experiente para o atendimento emergencial 24 horas.
Nosso Centro Médico do Hospital Brasília Unidade Águas Claras é referência de atendimento ambulatorial em mais de 30 especialidades, e a cardiologia é uma delas. Com tecnologia avançada para a realização de exames e estrutura ampla, é localizado na torre ao lado do Hospital Brasília Unidade Águas Claras.
Você pode agendar sua consulta por meio de nossa Central de Atendimento, pelo telefone (61) 3052-4600 ou pelo WhatsApp (61) 99158-1632.