O sistema digestivo é um extenso tubo composto por boca, esôfago, estômago, intestinos, reto e ânus. A função dessa importante estrutura é conduzir alimentos e absorver nutrientes que auxiliem no funcionamento do organismo.
Após percorrer todos os órgãos mencionados acima, por meio das fezes, o processo de digestão termina na eliminação das substâncias que não são digeridas. Ao contrário do que muita gente acredita, aliás, o bolo fecal não é apenas formado por restos de comida, mas também por água, bactérias e outros microorganismos que ajudam a metabolizar as gorduras, carboidratos e proteínas que ingerimos. Alterações como sangue nas fezes merecem atenção e a Dra. Zuleica B. Bortoli, gastroenterologista, explica o porquê.
Sangue nas fezes - o que pode ser?
Para saber qual o significado da presença de sangue nas fezes, o primeiro passo é observar a tonalidade do sangramento, pois quanto mais vermelho, maior a chance de ser alguma alteração relacionada às regiões que compõem o final do sistema digestivo. Nesse sentido, a médica explica que existem três situações: melena, hematoquezia e sangue oculto. Entenda o que significa cada caso:
Sangue vivo nas fezes
A presença de sangue vivo nas fezes, “chamada hematoquezia, é um sinal de que a alteração pode estar ocorrendo no intestino, pois a coloração indica que o sangue não passou pelo processo de digestão”, completa a Dra. Zuleica. Além de doenças inflamatórias intestinais, entre as causas mais comuns estão:
-
fissuras anais;
-
hemorroidas;
-
diverticulite;
-
câncer de intestino;
-
colites isquêmicas.
Sangue oculto nas fezes
Casos de sangue oculto são aqueles em que só é possível vê-lo por meio do exame de fezes. Somadas às causas do sangramento de cor viva, outras condições que justificam o sangue oculto são:
-
crescimento anormal do tecido do intestino (pólipos);
-
úlcera no estômago;
-
tumores nas regiões iniciais do intestino.
Sangue escuro nas fezes
Já a melena, além de provocar o escurecimento das fezes, também aumenta o odor. Isso ocorre, pois, uma vez que a origem do sangramento está em estruturas que precedem o intestino (boca, esôfago ou estômago), o sangue acaba sendo digerido e oxidado, tornando-se escurecido. Pode ser indício de:
-
gastrites hemorrágicas;
-
úlceras gástricas;
-
varizes esofágicas;
-
tumores no estômago ou nas regiões iniciais do intestino.
Também existem alguns medicamentos que podem causar sangue nas fezes, principalmente os anti-inflamatórios e os anticoagulantes.
Outras situações que alteram a coloração das fezes mas que não representam perigo são:
-
ingestão de comidas ricas em ferro (feijão e carne vermelha, por exemplo);
-
consumo de alimentos pretos ou muito vermelhos (suco de uva, vinho, beterraba e gelatina com corante vermelho, por exemplo).
Câncer no intestino: qual a relação com o sangramento nas fezes?
Frequentemente as pessoas perguntam: “sangue vivo nas fezes é sinal de câncer?” A resposta para esse questionamento é: talvez. Em alguns casos, o sangramento – acompanhado de dor abdominal, sensação de peso na região anal, cansaço excessivo, perda de peso e alterações no trânsito intestinal, pode sim ser o sinal de câncer de intestino.
Quando devo procurar um médico?
É muito importante manter seus exames em dia, pois diversas doenças, quando descobertas precocemente, têm grandes chances de cura. Por isso, sempre que houver suspeitas de presença de sangue nas fezes, consulte um proctologista ou um gastroenterologista.
Quais exames podem ajudar a diagnosticar o problema?
O mais comum nesses casos é que o médico solicite um exame de fezes. Porém, a fim de obter um diagnóstico mais preciso, também é possível que ele peça análises complementares como colonoscopia, endoscopia ou exames de sangue.
Atendimento especializado
O Hospital Brasília Unidade Águas Claras oferece os cuidados necessários para complicações do sistema gastrointestinal. O Núcleo Especializado de Doenças Intestinais Complexas (Nedic) conta com uma equipe multidisciplinar altamente especializada. Para saber mais, acesse aqui.