Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

Obstrução intestinal é grave? Conheça os sintomas, causas e riscos

Entenda o que é obstrução intestinal, quais são as principais causas, sintomas e formas de tratamento.
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 02/12/2022

Ao longo dos anos, os pesquisadores foram descobrindo com mais profundidade a importância do bom funcionamento do nosso intestino. Hoje já é consenso entre os especialistas que, mais do que absorver nutrientes e eliminar toxinas, o órgão é capaz de produzir hormônios e neurotransmissores que influenciam nosso bem-estar geral e o ganho ou perda de peso. Por isso, quando o órgão não funciona adequadamente, é necessário buscar ajuda profissional. 

A obstrução intestinal é uma das alterações que podem acometer o intestino. O quadro é caracterizado pela interrupção significativa, ou até mesmo completa, do funcionamento do intestino. Isso faz com que aconteça um bloqueio na passagem de gases e fezes no órgão e pode se tornar uma condição de emergência. 

Os motivos que podem provocar essa obstrução são vários e podem incluir inflamação, verminoses e até mesmo tumores. Por isso, é fundamental a avaliação médica para diagnóstico e tratamento adequados. 

Nesse blog saiba mais sobre as principais causas, os sintomas e como tratar esse problema de saúde. Quem explica o assunto é a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília Unidade Águas Claras. Confira! 

O que é obstrução intestinal?

A obstrução intestinal é um problema de saúde emergencial que ocorre quando há uma interrupção ou mesmo obstrução total da passagem de fezes e gases pelo intestino. Isso impede a passagem dos alimentos que são digeridos pelo órgão e provoca um acúmulo de gases, fezes e secreções digestivas. Em consequência, há um aumento de pressão no intestino e isso traz riscos de graves complicações, entre as quais estão infecção generalizada, perfuração intestinal ou morte do tecido intestinal. 

Por isso, em casos de qualquer evidência de obstrução, busque o médico imediatamente, pois o diagnóstico e tratamento da doença deve ser feito o quanto antes para evitar riscos.

Quais são as causas da obstrução intestinal?

As causas de uma obstrução no intestino podem ser diversas, e isso pode incluir um impedimento físico, ou seja, algo que bloqueie a circulação no órgão como uma massa, por exemplo. Além disso, a obstrução pode ser também funcional, quando ocorre uma paralisação dos movimentos do intestino. Os principais motivos que levam a esse quadro podem ser: 

  • hérnias;
  • aderências de tecido nas paredes do intestino (bridas intestinais);
  • tumor intestinal;
  • diverticulite;
  • doenças inflamatórias;
  • torção do intestino;
  • paralisia dos movimentos intestinais;
  • intoxicação por chumbo;
  • isquemia do intestino;
  • endometriose intestinal;
  • verminoses;
  • enterite pós-radiação.

Essas causas podem provocar uma paralisação grave ou apenas parcial e mais leve, nesses casos com menos riscos à saúde. Mesmo assim, seja em qualquer um dos quadros, é necessário o tratamento médico adequado o quanto antes.

Quais são os sintomas de obstrução intestinal?

Os principais sintomas de uma obstrução intestinal são: 

  • dor no abdome;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • barriga inchada;
  • dificuldade para evacuar;
  • dificuldade para eliminar gases;
  • menos apetite. 

A intensidade desses sintomas pode variar conforme o motivo, a região afetada e a gravidade da doença que está provocando a obstrução.

Obstrução intestinal é grave? Pode matar?

Conforme explica a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, “sim, sem tratamento adequado pode levar a complicações graves e até à morte".

Qual é o tratamento para obstrução intestinal?

A obstrução intestinal tem tipos diferentes de tratamento levando em consideração alguns fatores como gravidade dos sintomas, aparecimento de complicações, por exemplo.  Quando a obstrução é parcial e os sintomas são leves, a indicação poderá ser medicação na veia com o objetivo de hidratar e possibilitar a passagem das fezes. E também repouso do intestino com jejum até a resolução do quadro de saúde. A passagem de sonda nasogástrica de alívio também pode ser indicada para melhorar a distensão abdominal e os vômitos. 

Já em casos graves, quando a obstrução é total, são feitos os cuidados semelhantes aos do quadro leve e também pode ser indicada uma cirurgia com objetivo de desobstruir o intestino. 

Saiba também quando procurar um coloproctologista

Quando a cirurgia de obstrução intestinal é necessária?

De acordo com a Dra. Zuleica Barrio Bortoli “a cirurgia é necessária nos casos em que o paciente não melhora com os cuidados iniciais e também quando existe uma doença de base que pode provocar novos episódios de obstrução". 

Centro Médico Águas Claras

Você pode agendar sua consulta por meio da nossa central de Central de Atendimento, pelo telefone 4020-0057 ou clicando aqui.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico