Logo

Sua saúde

2 minutos de leitura

O que faz um hematologista?

Entenda em que casos é necessário procurar ajuda desse especialista
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 23/02/2022

Você sabe como atua um hematologista e em quais casos deve-se procurá-lo? O hematologista é o médico especialista no cuidado das doenças hematológicas, ou seja, do sangue e da medula óssea, do baço e dos gânglios.

Nesta edição do blog, a Dra. Andresa Melo, hematologista do Hospital Brasília Unidade Águas Claras e coordenadora do Setor de Transplante de Medula Óssea, fala mais sobre o assunto.

 O que é hematologia?

========================

É bastante comum que as pessoas se perguntem o que é a hematologia. Assim, preparamos este conteúdo para abordar o tema de forma mais específica.

A hematologia é a área médica própria que estuda e cuida de doenças relacionadas com o sistema linfático (caracterizado pelo baço, timo e linfonodos) e a medula óssea, que produz o sangue.

A seguir, conheça as principais doenças hematológicas

Quais são as doenças hematológicas mais comuns?

==================================================

A Dra. Andresa Melo explica: “Entre as patologias do escopo do hematologista existem as benignas (anemias, alterações nas plaquetas e nos glóbulos brancos, distúrbios de coagulação etc.) e as malignas (leucemias, linfomas, mieloma múltiplo etc.).

Anemia falciforme –é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Além de apresentar fraqueza, o paciente pode ter episódios frequentes de crises de dor no corpo, que podem estar ou não associadas a infecções de repetição. Em geral, os pacientes recebem transfusões de sangue ao longo da vida.

Mieloma múltiplo – esse tipo de câncer se desenvolve nos plasmócitos, que são células de defesa produzidas na medula óssea. A presença de anemia, lesões nos ossos, aumento do cálcio e insuficiência renal caracterizam a condição.

Linfoma – trata-se de um tipo de câncer que afeta as células do sistema linfático, causando alterações nos linfonodos, mais popularmente conhecidos como gânglios ou ínguas. Existem dezenas de subtipos de linfoma que se dividem em dois grandes grupos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. Eles se diferenciam de acordo com as características das células encontradas, que definem o comportamento biológico e a resposta à terapia, que varia muito de um tipo para o outro. Entre os sinais mais comuns estão: fadiga, aumento dos linfonodos, perda de peso e febre sem motivo aparente.

Leucemia – é um tipo de câncer que surge na medula óssea e rapidamente compromete a produção do sangue e leva o paciente a complicações graves como alto risco de sangramentos, anemia com fraqueza importante e perigo de infecções graves por causa do comprometimento do sistema imunológico.

Saiba quando procurar atendimento com esse profissional

Quando procurar um médico hematologista? 

============================================

Em grande parte dos casos, a pessoa que precisa de uma consulta com um hematologista chega até esse profissional encaminhado por outro médico.

Do que a hematologia clínica trata?

======================================

O médico hematologista é o profissional que se dedica a identificar e tratar alterações no sangue. Os hematologistas trabalham em parceira com outros ramos da medicina. Nessa especialidade, algumas doenças são abordadas por meio de estratégias terapêuticas diferenciadas, como quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e transplante de medula óssea.

Saiba mais sobre o Centro de Oncologia do Hospital Brasília Unidade Águas Claras.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico