Logo

Sua saúde

4 minutos de leitura

Médico nefrologista: entenda o que é nefrologia e quando procurar um especialista

Área médica é focada no diagnóstico e tratamento de doenças do rim
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 23/08/2022

Você sabe o que faz um nefrologista e quais as áreas tratadas por esse especialista? A Nefrologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento de doenças do sistema urinário, sobretudo aos que envolvem quadros relacionados ao rim.  

Nesse blog, vamos entender o que faz um nefrologista e em quais situações o especialista deve ser procurado. Quem explica sobre o assunto é o Dr. Pedro Mendes, nefrologista do Hospital Brasília Unidade Águas Claras. Saiba mais na leitura completa. 

O que é Nefrologia?

A Nefrologia é a área médica especializada no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema urinário, principalmente as que estão relacionadas ao rim.  

Na lista de atividades que um médico nefrologista desenvolve estão:  

  • Prevenção e tratamento de doenças renais; 
  • Prevenção e tratamento de hipertensão arterial; 
  • Diagnóstico e tratamento de infecções urinárias; 
  • Diagnóstico e tratamento de pedra nos rins; 
  • Diagnóstico e tratamento de nefrites; 
  • Hemodiálise; 
  • Diálise peritoneal; 
  • Transplante renal.  

Depois dos 40 anos de idade é recomendado que se faça uma consulta anual ao nefrologista a fim de realizar o exame de urina e verificar a dosagem da creatinina no sangue. Já as pessoas que têm doenças crônicas como diabetes, pressão alta ou histórico de família com problemas renais, pedra nos rins, nefrites ou infecção, a consulta pode ser em um intervalo menor, a depender da indicação do médico.   

Leia também sobre doença renal diabética e problemas cardiovasculares.  

O que faz um médico nefrologista?

O nefrologista atua no diagnóstico e tratamento de nefrites, pedras nos rins, infecções urinárias, doença renal crônica e cistites. Para a avaliação de quadros relacionados a essas áreas, busque o especialista. A detecção e o tratamento precoce de doenças contribui significativamente para a melhora da qualidade de vida e redução de riscos de complicações futuras.   

Qual é a diferença entre nefrologista e urologista?

 Uma dúvida bastante recorrente é qual a diferença entre o que faz o nefrologista e o urologista. A diferença entre esses dois especialistas é a região do corpo onde atua no tratamento. Enquanto o nefrologista é especializado em problemas renais, o urologista também trata doenças em áreas como: rins, bexiga, ureteres, uretra, próstata e genitália masculina. Muitas vezes esses dois profissionais trabalham juntos para proporcionar o melhor tratamento ao paciente.   

O Dr. Pedro Mendes explica que “a especialidade da nefrologia é pouco conhecida e boa parte da população acaba confundindo com a urologia, uma vez que existe uma intersecção de doenças, por ambas as especialidades tratarem o rim, embora a urologia trate outras afecções também. Basicamente, o que muda é que o nefrologista é um médico de formação clínica, que faz clínica médica e depois nefrologia. Ele trata as patologias clínicas do rim como a doença renal crônica, a insuficiência renal aguda, as doenças que costumam causar inchaços, edemas, que são as glomerulopatias e a hipertensão, pois existem algumas causas de pressão alta, chamadas secundárias, que estão relacionadas com o rim. No caso de pedra no rim, por exemplo, enquanto o urologista faz a parte cirúrgica, o nefrologista faz toda a investigação para não deixar formar o cálculo renal”.           

Quando procurar um nefrologista?

Esse especialista deve ser procurado quando há suspeita de alterações no rim, tais como infecção urinária, cistos, insuficiência renal, sangue na urina, edemas, inchaços, por exemplo, como já citado anteriormente. Ao sentir sintomas na região, é necessário buscar atendimento médico para um diagnóstico correto e tratamento adequado.  

O que o nefrologista faz na primeira consulta?

Em uma consulta ao nefrologista será avaliado o quadro clínico geral e os sintomas relatados pelo paciente como cólicas, dor nas costas, dor para urinar e mudanças na urina como, por exemplo, cheiro, volume e cor. Nessa primeira visita, ele perguntará sobre o histórico de doenças renais na família, como são os hábitos de alimentação, qual a profissão e se faz uso de medicamentos.  

Em seguida, o especialista solicitará exames laboratoriais, como de sangue e urina, e de imagem, como a ultrassonografia. A partir dos resultados, será feito um diagnóstico e, caso seja necessário, iniciar o tratamento, que pode incluir uso de medicamentos ou, em casos mais graves, pode ser indicado um transplante renal, quando outras terapêuticas anteriores não apresentem o resultado desejado para estabelecer uma melhora da pessoa que sofre com alterações renais.   

Transplantes Hospital Brasília

O Centro de Transplantes do Hospital Brasília - Unidade Lago Sul, conta com tecnologia e equipes compostas por profissionais especializados na realização de transplantes, entre eles o de rim. Para isso, nosso Centro de Transplantes conta com médicos especialistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos, entre outros profissionais, prontos para acolher e acompanhar o paciente antes e após o transplante. Há mais de dez anos recebemos do Ministério da Saúde a autorização para realizar este tipo de procedimento.  

Também oferecemos atendimento ambulatorial em Nefrologia, por meio do Centro Médico Águas Claras. Você pode agendar sua consulta com um de nossos especialistas por meio do telefone: (61) 3052 -4600 ou via Whatsapp (61) 99158-1632.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico