Alguma vez, ao fim de um dia de trabalho, você notou um inchaço nos pés? O edema – como é chamado pelos profissionais de saúde – pode surgir em pessoas que exercem suas funções em pé, sentadas, ou andando por várias horas. A boa notícia é que na maioria das vezes não se trata de um problema grave, o pé fica apenas parecendo um “pãozinho" e tende a normalizar depois de uma boa noite de descanso. Porém, o Dr. Alexandre Giovannini, cirurgião vascular e endovascular do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, destaca que quando o sintoma persiste por vários dias ou surge recorrentemente, é necessário consultar um profissional para investigar sua origem.
O que causa inchaço nos pés?
O inchaço nos pés pode ser causado por uma série de fatores, incluindo doenças, estilo de vida e dieta. Uma das causas mais comuns do inchaço nos pés é a retenção de líquido, que pode decorrer da variação de calor ou até de condições mais sérias como pressão alta, insuficiência cardíaca, distúrbios de circulação e doença renal ou hepática.
O edema pode ainda ser consequência de imobilidade, ou seja, quando você permanece muito tempo em uma mesma posição, o sangue tende a se acumular nos membros inferiores. Isso é especialmente comum em pessoas com estilo de vida sedentário ou que trabalham sentados em frente ao computador, por exemplo.
Por fim, a dieta também influencia na retenção de líquidos, que tem o inchaço nos pés como consequência. O consumo excessivo de sal, açúcar e ultraprocessados, e uma alimentação de baixo teor nutricional podem levar a problemas como obesidade e inflamações, que comprometem o fluxo sanguíneo.
Como aliviar o inchaço nos pés?
Apesar de o inchaço nos pés causar incômodo, existem diversas formas de aliviar esse sintoma. Nesse sentido, é importante adotar um estilo de vida mais saudável, que proporcionará não apenas a diminuição do edema, mas também trará ganhos à saúde de modo geral. Algumas dicas para aliviar o inchaço nos pés incluem:
-
Elevar as pernas: colocar as pernas para cima pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço. Para isso, basta deitar-se e colocar os pés em um travesseiro ou almofada, mantendo os membros elevados acima da altura do tórax. Enquanto isso, faça movimentos com os pés como se estivesse acelerando um carro.
-
Movimentar-se regularmente: atividades físicas aeróbicas leves, como caminhadas ou alongamentos, também estimulam a circulação.
-
Hidratar-se: beber água regularmente evita a retenção de líquidos e ainda contribui para a saúde como um todo.
-
Reduzir o consumo de sal: uma dieta com alto teor de sal pode contribuir para a retenção de líquidos e agravar o inchaço. Por isso, é importante reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio e optar por opções mais saudáveis.
-
Usar meias de compressão: ajudam a melhorar a circulação de sangue, especialmente durante longos períodos de inatividade. É importante consultar um médico antes de utilizar esse tipo de meia, a fim de escolher a opção mais adequada para cada caso.
Inchaço nos pés pode causar dor?
O inchaço nos pés pode causar dor, mas não é comum. O Dr. Alexandre explica:
“O acúmulo de líquido nos pés provocado pelas condições citadas acima, geralmente não provoca dor. A presença de edemas nos pés (principalmente quando afeta apenas um dos pés) associado a dor local pode sugerir uma doença no pé ou na perna, gerando inflamação local ou até mesmo infecções ou tromboses venosas. Nesses casos, sugerimos procurar atendimento médico para avaliação pela especialidade ou de urgência nas unidades de pronto socorro do Hospital Brasília".
Como aliviar inchaço nos pés durante a gravidez?
O inchaço nos pés durante a gravidez é um sintoma bastante comum e pode ser causado pelo aumento da produção de hormônios, ganho de peso e até mesmo pela pressão do útero sobre as veias da pelve. Segundo o especialista, além do edema, varizes e vasinhos também podem surgir nesse período.
Algumas medidas que podem ajudar a aliviar o inchaço, diminuir a formação de varizes e trazer mais conforto para as gestantes: usar sapatos confortáveis, fazer algumas pausas durante o dia para descansar e elevar as pernas, praticar exercícios leves, usar roupas confortáveis e, principalmente, meias elásticas de compressão.
Inchaço nos pés por muito tempo pode trazer algum risco?
O cirurgião afirma que além do prejuízo estético e na qualidade de vida, ter os pés inchados por muito tempo pode significar um risco, pois este edema prolongado pode ser causado por uma piora de doenças cardiovasculares, renais ou do fígado, hipertensão ou até mesmo trombose. “Todas estas condições médicas podem ser graves, mas têm tratamento. Portanto, sugerimos que a pessoa procure atendimento especializado para investigação e controle do problema", conclui o Dr. Alexandre.
Atendimento ambulatorial
Consultas e exames de rotina ajudam a prevenir diversas condições ou diagnosticá-las precocemente de modo a evitar maiores complicações. Visite um médico regularmente e caso note alguma anormalidade, não deixe de relatar ao profissional. Você pode agendar sua consulta por meio de nossa Central de Agendamento Online ou pelo telefone (61) 4020-0057.