No verão e no período das férias, é comum que as pessoas saiam mais de casa e comam fora. Por esse motivo, os problemas gastrointestinais, como as gastroenterites, podem aumentar. Isso acontece por causa do consumo de água e alimentos contaminados com bactérias, vírus ou toxinas.
A Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, explica quais são os sinais de inflamação no intestino e como tratá-la. Saiba mais!
Quais os sintomas da gastroenterite?
Os sintomas mais comuns são:
▪ dor abdominal do tipo cólica;
▪ diarreia;
▪ náusea e vômito;
▪ perda de apetite.
Em casos mais graves, podem surgir outros sinais como:
▪ febre;
▪ sangue e muco nas fezes.
Ao surgirem esses indícios, é recomendada uma consulta médica para obter um diagnóstico preciso e a indicação de tratamento adequado.
O que fazer para tratar a gastroenterite?
Para melhor recuperação do intestino inflamado, a hidratação é o mais importante, além disso, é indicada a ingestão de comidas leves e de rápida digestão. Na lista desses alimentos estão incluídos: legumes cozidos, frutas, cereais sem glúten e carnes magras. Além disso, deve-se evitar o consumo de açúcar refinado, doces, frituras e alimentos com gordura. No entanto, é uma avaliação médica criteriosa que vai identificar corretamente a condição e prescrever uma terapêutica específica para cada caso.
Que exames são necessários nesses casos?
===========================================
Os exames mais importantes são laboratoriais, como o hemograma, que pode indicar se a infecção é viral ou bacteriana; a dosagem dos eletrólitos, recomendada principalmente nos casos de diarreia mais intensa, com necessidade de hidratação venosa e reposição desses elementos; exame de fezes, principalmente a cultura, também pode ser realizado.
Quanto tempo dura uma gastroenterite?
Geralmente dura em torno de cinco dias, embora os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Com frequência, o quadro melhora sozinho, no entanto, é indicada a avaliação médica para identificar qual o tipo de inflamação e sua gravidade.
Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, a prevenção pode ser feita com a ingestão de água tratada e alimentos bem lavados e conservados. Já a terapêutica é feita com hidratação adequada e alimentação leve, fototerapia oral ou venosa em casos mais graves. Antibióticos são indicados para diarreia bacteriana.
Que médico devo procurar diante de sinais de gastroenterite?
===============================================================
Quando surgem os sintomas descritos anteriormente, a indicação é que se busque a avaliação de um clínico geral ou gastroenterologista.
O Hospital Brasília possui um Núcleo Especializado em Doenças Intestinais Complexas (NEDIC). Ele é dedicado principalmente ao paciente que precisa de internação hospitalar por doenças inflamatórias intestinais graves, crônicas e complexas. Para isso, conta com equipe multidisciplinar especializada, formada por gastroenterologistas, coloproctologistas e nutrólogos prontos para o suporte, com apoio das áreas de radiologia, endoscopia, psiquiatria, nutrição, enfermagem e fisioterapia, em todas as fases necessárias, como consultas, exames e tratamento.
Saiba mais sobre temas relacionados em síndrome do intestino irritável.