Logo

Sua saúde

4 minutos de leitura

Fisioterapia: especialidades clínicas e importância na recuperação

Entenda as áreas de especialidades da fisioterapia e como ela se relaciona com outras especialidades na reabilitação de traumas físicos.
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 13/04/2023

A fisioterapia é uma área que atua no cuidado para oferecer mais qualidade de vida a quem busca alívio de dores musculares e nas articulações. Para isso, age na correção de alterações posturais, promovendo mais mobilidade para o corpo.

Então, em casos de necessidade de tratamento para o desconforto de uma dor, um problema com alguma alteração na postura ou na pisada, essa é a área que deve ser responsável por avaliar o paciente e começar o cuidado.

Neste blog, a fisioterapeuta Leva Arani Shayani, gestora da Unidade de Fisioterapia Pediátrica do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, explica qual a função da fisioterapia, quais são as técnicas aplicadas e quais são os tipos de recursos disponíveis. Confira a leitura completa e saiba mais sobre esse assunto.

Qual é a função da fisioterapia?

Você sabe como a fisioterapia atua? Essa especialidade faz o diagnóstico de problemas relacionados com os movimentos do corpo, além disso, realiza o tratamento com a aplicação de técnicas e exercícios direcionados.

A fisioterapia atua em quadros como uma dor no ombro, por exemplo, e na reabilitação de pessoas que tiveram problemas mais graves, como nas sequelas de um traumatismo craniano, em amputações, fraturas e acidentes vasculares cerebrais (AVC). A especialidade também ajuda na reabilitação de doenças pulmonares, como em pneumonias, bronquiolites e asma, entre outras condições.

O tratamento fisioterápico contribui também para a prevenção de doenças, a redução do risco de dores e lesões e a preparação e o fortalecimento dos músculos para melhorar a prática de esportes e corrigir posturas prejudiciais.

Em crianças, o fisioterapeuta ajuda a evitar perdas funcionais e deformidades musculoesqueléticas e atua em situações de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

A fisioterapia utiliza diversas técnicas que incluem calor e água; aparelhos; elásticos; pedaleiras; bolas; pesos; trampolins; tapetes; escadas; bicicletas; aparelhos de reabilitação e brinquedos, entre outros.

Cada processo de reabilitação tem um tempo de evolução. Alguns levam mais ou menos do tempo previsto. Entre as técnicas mais utilizadas pela fisioterapia estão:

  • fisioterapia pulmonar;

  • estimulação sensoriomotora;

  • cinesioterapia;

  • modos físicos com gelo, calor, parafina, água quente e fria;

  • Eeetroterapia;

  • mecanoterapia;

  • liberação miofascial;

  • reeducação Postural Global (RPG); veremos essa técnica com mais detalhes no tópico a seguir.

O que é RPG?

Essa é uma das técnicas de fisioterapia que têm o objetivo de promover a correção postural. Ela atua na prevenção de lesões osteomusculares e na alteração de posturas prejudiciais. A RPG beneficia o paciente principalmente nos seguintes casos:

  • correção da posição do joelho;

  • diminuição da dor nas costas;

  • eliminação da dor no ciático e na coluna;

  • melhora no sistema respiratório;

  • correção de pé plano;

  • tratamento de hérnia de disco.

Leia também sobre ortopedia.

Quais são os tipos de fisioterapia?

A fisioterapia é uma área ampla que possui diversos métodos de ação que atuam com objetivos específicos. Conheça alguns deles a seguir. 

Fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória é focada no tratamento e na prevenção de doenças do sistema respiratório, entre as quais estão a bronquite, asma, sequelas da Covid-19, DPOC, pneumonia e bronquiolite, por exemplo. Nessa especialidade, são realizados exercícios e manobras para melhorar a respiração.

Fisioterapia esportiva

A fisioterapia esportiva atua na prevenção, no tratamento e na recuperação de lesões provocadas pelo desgaste de articulações e tecidos musculares em atletas ou em quem pratica atividades físicas.

Fisioterapia pediátrica

Essa área é dividida entre: fisioterapia respiratória e fisioterapia motora e inclui estimulação motora, reabilitação de traumas musculoesqueléticos, alterações posturais globais, alterações pós-trauma etc.

Leva aponta que pesquisas indicam que aproximadamente 7% de todos os nascidos acabam internados na UTI neonatal. Os prematuros apresentam tempo de permanência indeterminado na UTI neonatal, pois isso depende da idade, do peso de nascimento e da condição clínica. Durante a internação, os bebês recebem, diariamente, inúmeros estímulos sensoriais, ou seja, todos os cuidados necessários para sua sobrevivência, por exemplo, banho, troca de fralda, controle de glicemia, coleta de sangue, aspiração de secreção, entre outros. “Esses estímulos são estressantes e, muitas vezes, ocasionam dor e alteração dos batimentos do coração e da respiração, além de interferir no desenvolvimento motor e na interação social", conclui a fisioterapeuta.  

A especialista complementa ainda que a realização da fisioterapia motora vem ganhando espaço nas unidades de terapia intensiva neonatal à medida que se comprova seu importante papel na prevenção do atraso neuropsicomotor e no controle do estresse e da dor. Durante a fisioterapia, afirma Leva, os prematuros recebem massagens, exercícios, toques e sensações prazerosas que trazem conforto e bem-estar.

Além disso, a profissional destaca que “estudos em prematuros mostram os benefícios da fisioterapia motora depois da alta hospitalar para continuar os estímulos durante o crescimento dessa criança e, assim, favorecer o desenvolvimento motor dela. O atendimento fisioterapêutico auxilia o bebê a aprender a rolar, segurar o pescoço, sentar-se sozinho, engatinhar e caminhar. Cada bebê deve ser avaliado pelo profissional especializado que, então, vai definir metas para iniciar a estimulação sensoriomotora. A equipe de fisioterapia é especializada em desenvolvimento motor e se coloca à disposição para os bebês que recebem alta e necessitam desses cuidados". Resposta do especialista.

Ambulatório de Fisioterapia do Hospital Brasília

A fisioterapia é uma das especialidades atendidas pelo Hospital Brasília. Com estrutura ampla, moderna e confortável, o Centro Médico Brasília disponibiliza atendimento ambulatorial em consultórios médicos e clínicas especializadas.

Você pode agendar sua consulta por meio de nossa Central de Agendamento Online ou pelo telefone (61) 4020-0057.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico