Logo

Sua saúde

4 minutos de leitura

Exames preventivos: saiba quais são os principais exames ginecológicos

Consultas e exames periódicos ajudam na prevenção e detecção precoce de diversas doenças, inclusive as ginecológicas. Conheça os principais exames
MV
Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula - Ginecologista Atualizado em 20/12/2022

O hábito de fazer exames preventivos é relativamente novo. As políticas de saúde da mulher – voltadas para o cuidado integral e não apenas relacionadas à gestação e parto – surgiram em 1984. Com esse avanço, campanhas de conscientização, prevenção e cuidado e tratamento se tornaram realidade e proporcionam cuidado integral para diversas doenças que atingem estas pessoas.

O que são exames preventivos?

Quando a menina menstrua pela primeira vez, é comum que os responsáveis se preocupem em agendar uma consulta com o ginecologista para examiná-la e orientá-la sobre as mudanças pelas quais seu corpo está passando. A partir desse momento, as visitas ao médico devem acontecer periodicamente, pelo menos uma vez ao ano, para que ele examine o abdome, os seios e a vulva (parte externa do aparelho genital feminino).

Após a primeira relação sexual, esse cuidado se estende à vagina (parte interna da genitália) e por meio de exames como o de toque e o Papanicolau é possível verificar se há corrimento anormal, sangramentos irregulares ou dor pélvica, por exemplo.

Mas atente-se: os cuidados não devem se restringir apenas à saúde ginecológica. Clínica geral e cardiologia são outras duas especialidades que precisam ser consultadas regularmente a fim de prevenir doenças ou detectá-las precocemente.

Quais são os exames preventivos?

O Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula, ginecologista e obstetra da Maternidade Brasília, explica que os principais exames preventivos são:

· Densitometria óssea: verifica se há perda de massa óssea, que pode ser reflexo de osteopenia ou osteoporose;

· Mamografia: rastreia o câncer de mama;

· Exame de sangue: é o principal exame laboratorial solicitado em um check-up, pois verifica os níveis de substâncias importantes como hemoglobina e contagem de plaquetas, glicemia, colesterol, triglicérides, funções hepática e renal, por exemplo;

· Eletrocardiograma: avalia a saúde do coração. A partir dos 50 anos, é recomendado realizá-lo anualmente;

· Exame de fezes e urina: previne doenças nos rins e identifica a presença de bactérias e micro-organismos que porventura estejam no organismo do paciente.

Quais são os principais exames ginecológicos preventivos?

Quanto às principais análises que permitem detectar alterações ginecológicas, o especialista destaca:

· Ultrassom transvaginal: avalia o aparelho reprodutor feminino por inteiro (útero, trompas e ovários) e diagnostica miomas, cistos, tumores, indícios de endometriose e verifica a posição do dispositivo intrauterino (DIU);

· Papanicolau: o exame preventivo é capaz de identificar verrugas, infecções, herpes genital e o câncer de colo do útero em estágios iniciais;

· Toque vaginal: observa se há irregularidades na vagina e no útero, além de permitir avaliar a dor;

· Colposcopia: auxilia nos casos de lesões precursoras de câncer e consiste em uma espécie de microscópio que permite uma observação mais detalhada do colo do útero;

· Exame de mama: o exame de toque nas mamas é feito durante a consulta e detecta nódulos ou alterações (de forma e textura, por exemplo) na mama, na pele ou nódulos nas axilas.

Quais as doenças podem ser detectadas nos exames preventivos?

Confira as principais alterações ginecológicas identificadas por meio dos exames preventivos:

· Câncer do colo do útero;

· Verrugas;

· Infecções por fungos;

· Herpes genital;

· HPV;

· Outras infecções sexualmente transmissíveis (IST);

· Doenças do útero ou dos ovários;

· Sangramento uterino anormal;

· Doenças infecciosas uterinas;

· Doenças mamárias;

· Endometriose.

Qual é a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero?

O diagnóstico precoce tanto do câncer de mama quanto do câncer de colo do útero aumenta as chances de tratamento e cura da doença, minimiza os riscos de metástase e influencia na abordagem terapêutica que deverá ser adotada (quimioterapia e cirurgias, por exemplo).

Quando a mulher deve fazer os exames preventivos?

De modo geral, o indicado é que todas as pessoas passem por um check-up anual. No caso das mulheres, o especialista indica: “antes mesmo da primeira menstruação, para esclarecimento do ciclo menstrual, vida sexual e tirar dúvidas sobre o corpo feminino, a paciente pode passar em consulta. Mas depois da primeira menstruação, a menina já deve ir às consultas com o ginecologista. Depois da primeira relação sexual, começa a realizar outros exames, como o Papanicolau, por exemplo. E durante toda a vida adulta, mesmo na menopausa, deve seguir com exames de acordo com cada fase da vida e suas particularidades”.

Atendimento ambulatorial

Atenção mulher, você tem cuidado da sua saúde? No Centro Médico Águas Claras oferecemos a linha completa de cuidados para que você mantenha em dia seus exames preventivos. Você pode agendar sua consulta por meio da nossa central de Central de Atendimento, pelo telefone (61) 3052-4600 ou pelo Whatsapp (61) 99158-1632.

Artigo revisado em 03/10/2023

Escrito por
MV

Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula

Ginecologista
Escrito por
MV

Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula

Ginecologista