Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

Doença celíaca: quais os sintomas, como identificar e quais os alimentos recomendados

Entenda como essa inflamação afeta o organismo
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 26/07/2022

Você sabia que a doença celíaca é uma intolerância hereditária ao glúten? Isso mesmo. Essa intolerância provoca uma inflamação no revestimento do intestino delgado e, em consequência disso, há uma má absorção de várias substâncias. Por isso, pessoas com a patologia precisam evitar alimentos como aveia, trigo, cevada, entre outros. 

Vamos entender, nessa edição, como a doença celíaca afeta o intestino, quais os sintomas e como o tratamento pode proporcionar mais qualidade de vida. Quem falará sobre o assunto será a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, do Hospital Brasília Unidade Águas Claras. Confira!

O que é a doença celíaca?

A doença celíaca é uma doença autoimune, ou seja, provocada por uma reação do sistema imunológico que faz com que o corpo ataque os seus próprios tecidos. A patologia é caracterizada pela intolerância ao glúten, uma proteína presente em muitos alimentos, como aveia, trigo, cevada, centeio, bem como todos os outros preparados com esses ingredientes, a exemplo de massas, doces e bebidas como a cerveja.

E como o consumo acomete o organismo? De acordo com a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, “ao comer esses alimentos, o corpo produz anticorpos que atacam a própria parede do intestino causando uma inflamação e atrofia, dificultando a função de absorção dos nutrientes. No entanto, quando a pessoa deixa de comer os alimentos que contêm o glúten, a absorção é restabelecida".

Doença celíaca: sintomas e sinais da doença

Normalmente, os primeiros sinais da doença celíaca já surgem entre os seis meses de idade e os dois anos. Mesmo que essa seja a forma mais comum, também é possível que sintomas apareçam apenas quando adulto. Os sinais, sintomas e complicações mais comuns são:

-Dor no abdômen;

-Falta de apetite;

-Prisão de ventre;

-Diarreia;

-Desnutrição;

-Anemia;

-Perda de peso;

-Osteoporose;

-Pouca absorção de nutrientes.

Quais as causas da doença celíaca?

A doença celíaca tem uma causa genética e pode causar sintomas variados. Além disso, aproximadamente entre 10 a 20% de familiares de pessoas com a doença também são acometidos.

Apesar de essa doença poder atingir qualquer pessoa, é mais frequente em quem tenha outras doenças autoimunes ou algumas condições genéticas como:

-Tireoide autoimune;

-Artrite reumatoide;

-Síndrome de Down;

-Colite;

-Diabetes tipo 1;

-Síndrome de Turner.

Como é feito o diagnóstico da doença celíaca?

A doença celíaca é diagnosticada por um médico que irá avaliar os sintomas e também o resultado de exames como biópsia de intestino, realizado por meio de endoscopia, além de exames de sangue. O diagnóstico é fundamental para iniciar o tratamento e proporcionar mais qualidade de vida ao paciente.

Qual o tratamento indicado para a doença celíaca?

Como a doença celíaca é crônica, ou seja, não tem cura, a dieta sem glúten é a principal indicação de tratamento e deve ser seguida com rigor por toda a vida. Essa alimentação restritiva faz com que os sintomas desapareçam. Além da dieta, o médico poderá indicar suplementos para repor vitaminas e minerais que façam falta devido ao não consumo de determinados alimentos.

O Hospital Brasília Unidade Águas Claras possui o Núcleo Especializado em Doenças Intestinais Complexas (NEDIC), uma unidade totalmente dedicada ao paciente com doenças intestinais graves, crônicas e complexas. A instituição é composta por médicos das especialidades de gastroenterologia, proctologia e nutrologia, que fazem um acompanhamento em conjunto com os pacientes.

Saiba mais sobre o NEDIC. 

Leia também outros assuntos relacionados ao tema:

Pólipos no intestino

Retocolite ulcerativa

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico