Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

Diarreia do viajante: sintomas, tratamento e como prevenir

Saiba o que é a doença gastrointestinal e como evitar
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 01/09/2022

É possível que, em alguma ocasião, você tenha passado por isso, ou mesmo conhecido alguém que, em alguma viagem, tenha tido sintomas gastrointestinais e vivido o desconforto da diarreia do viajante. Como o próprio nome já sugere, ela afeta turistas, e normalmente é acompanhada por vômito e náusea. Isso acontece, principalmente, em lugares com pouca infraestrutura de saneamento básico.

Saiba a seguir o que é a doença, quais são as principais causas e como prevenir. Quem fala do assunto é a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, do Hospital Brasília Unidade Águas Claras. Confira a leitura completa e veja como garantir passeios com mais segurança.

O que é diarreia do viajante?

A diarreia do viajante é um dos principais problemas de saúde que afeta as pessoas em passeios ou viagens à trabalho. Ela ocorre em média dez dias após o início da expedição, afetando aproximadamente 30 a 70% dos viajantes. Esse índice varia de acordo com a época do ano e os locais visitados, sendo a incidência maior em lugares com pouco tratamento de água e condições de saneamento básico.

Saiba mais sobre microbiota intestinal.

Sintomas de diarreia do viajante

Os sintomas mais comuns da diarreia do viajante são:

  • diarreia;

  • náusea;

  • febre;

  • vômito;

  • barulhos abdominais;

  • dores abdominais.

Os sintomas normalmente começam entre 12 e 72 horas depois de a pessoa ingerir alimentos ou água contaminados. A grande parte dos casos não apresenta gravidade e os sintomas vão embora entre três a cinco dias. 

O que pode causar diarreia do viajante

As causas mais comuns da diarreia do viajante são bactérias, parasitas ou vírus. Esses organismos normalmente são encontrados nos alimentos e na água, quando não recebem a higienização ou tratamento adequados. Até mesmo quem não bebe água no local pode ser infectado ao escovar os dentes ou usar o gelo com a água do local. Quando as pessoas são expostas a esses agentes e não desenvolveram imunidade podem ser afetadas pelo contato com eles, como, por exemplo, com a bactéria Escherichia coli ou o norovírus.

O diagnóstico é feito por meio de avaliação médica, e, em alguns casos, são solicitados exames de fezes para tentar identificar o agente causador do problema.

Entenda também o que são as gastroenterites agudas.

Prevenção

Conforme explica a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, “a melhor forma para se proteger contra a diarreia do viajante é beber água mineral engarrafada, de preferência com gás, pois há menor chance de ser adulterada, não comer legumes, frutas e verduras crus, não consumir gelo e escovar os dentes com água de garrafa. Além disso, evitar comer alimentos vendidos na rua e optar por restaurantes bem recomendados”.

Tratamento

O tratamento da diarreia do viajante é feito da seguinte forma:

  • ingestão de líquidos;

  • uso de medicamentos que controlem a diarreia;

  • uso de antibióticos ou medicamentos antiparasitários em alguns casos.

Ao surgirem os sintomas descritos anteriormente, os viajantes devem procurar cuidados médicos em casos que ocorram sangue nas fezes ou febre.

NEDIC

O Hospital Brasília Unidade Águas Claras possui o Núcleo Especializado em Doenças Intestinais Complexas (NEDIC), totalmente dedicado ao paciente com doenças intestinais graves, crônicas e complexas. Durante a internação hospitalar, os médicos das especialidades de gastroenterologia, proctologia e nutrologia fazem um acompanhamento conjunto aos pacientes.

Mas você não precisa esperar uma emergência para cuidar da saúde do seu intestino. O Centro Médico Águas Claras oferece atendimento especializado em gastroenterologia e coloproctologia. Na consulta ambulatorial, o especialista pode avaliar seu estado clínico e orientar sobre os exames necessários para manter em dia a saúde deste órgão tão importante. Para agendar seu atendimento, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (61) 3052-4600 ou pelo Whatsapp (61) 99158-1632.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico