Toda mulher já teve algum tipo de corrimento e, apesar de ser tabu, isso é comum e nem sempre significa algo mais sério. Existem vários tipos de secreções vaginais e é importante estar atenta à espessura, cheiro e cor. O corrimento rosado, por exemplo, pode representar desde o início do ciclo até problemas que precisem de atenção e avaliação médica. O Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula, ginecologista e coordenador da área na Dasa, explica mais detalhes sobre o assunto.
Corrimento rosa é normal?
“Qualquer fator que gere um mínimo sangramento, como uma relação sexual, inflamação vaginal ou escape menstrual, pode causar este tipo de corrimento”, afirma o ginecologista. Ele ressalta que o corrimento rosa pode ser considerado normal desde que seja de curta duração e não apresente nenhum sintoma associado como dor no momento da relação, dor pélvica contínua, febre, cheiro forte ou coceira. Entenda o que pode ser:
-
Início da menstruação;
-
Gravidez (nidação);
-
Uso de anticoncepcional, em função de escape menstrual com sangramento mínimo.
Que tipo de corrimento pode indicar gravidez?
A gravidez é confirmada quando o embrião se fixa na parede do útero da mãe. Esse processo, chamado de nidação, ocorre quando o endométrio, tecido que envolve internamente o útero, sofre uma espécie de inflamação para facilitar a fixação do embrião. “Eventualmente, nesta fase pode acontecer de a mulher ter um pequeno sangramento vaginal com coloração rosada”, completa o ginecologista. Além da cor de rosa, um corrimento também pode apresentar as seguintes cores e aspectos:
-
Branco e espesso (semelhante a leite coalhado): comumente associado à candidíase;
-
Amarelo com cheiro forte semelhante a peixe: vaginite bacteriana, causado comumente por tricomoníase e clamídia, ambas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s);
-
Marrom e/ou com presença de sangue: dependendo da fase do ciclo menstrual pode ser normal, porém quando persistente associado a outros sintomas pode ser indício gonorreia (IST), câncer de vagina, do colo do útero ou do endométrio;
-
Transparente, parecido com clara de ovo: indicação de período fértil.
Quais os tipos de corrimento mais comuns após relação sexual?
É comum que o ato sexual cause pequenas lesões no canal vaginal, causando sangramento leve e de curta duração. Caso haja um volume de sangue maior do que apenas um corrimento, consulte seu ginecologista de confiança o quanto antes.
Quando devo procurar um médico?
É importante consultar um ginecologista, pelo menos, uma vez ao ano. No entanto, caso surjam alterações como corrimento cor rosa em excesso ou com outros sintomas associados, é preciso realizar um check-up ginecológico a fim de investigar a origem do problema.
Atendimento especializado
No Hospital Brasília Unidade Águas Claras, contamos com uma equipe multidisciplinar, apta a auxiliar a mulher nos cuidados com a própria saúde. Vale ressaltar que, tanto a unidade Águas Claras quanto a Unidade Lago Sul oferecem atendimento especializado em ginecologia no Centro Médico. Mas não é preciso esperar por uma situação extrema. Para agendar atendimento ambulatorial basta ligar para o número 4020-0057.