Que mulher nunca foi vítima daquela cólica chata pelo menos uma vez na vida? O desconforto pélvico (região inferior do abdômen) é mais frequente durante a menstruação, visto que o útero se contrai para expelir o endométrio. Apesar disso, também pode haver cólica fora do período menstrual e o Dr. Marcus Vinícius de Paula, ginecologista e obstetra do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, explica o que pode causar essa dor.
Quais as causas da cólica fora do período menstrual?
Falar sobre saúde da mulher e não mencionar as cólicas fora do período menstrual é quase impossível. Isso porque, além de esse desconforto estar presente na maioria da população feminina, a dor também pode estar relacionada a questões que exijam acompanhamento médico. Confira as principais causas:
-
Ovulação: o ovário libera os óvulos cerca de 14 dias após a menstruação e pode haver irritação da cavidade abdominal, que leva ao surgimento da cólica. O normal é que a dor desapareça rapidamente, de forma espontânea ou com auxílio de analgésico. Casos mais complexos em que há muito sofrimento para a mulher, devem ser analisados pelo ginecologista;
-
Mioma: é um tumor benigno que atinge principalmente mulheres em idade fértil. Apesar de não oferecer risco de vida ou de evolução para o câncer, a depender de seu tamanho, o mioma pode causar cólica e sangramento vaginal;
-
Doença inflamatória pélvica: as principais causas de DIP são infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como a gonorreia e a clamídia. Esse quadro pode afetar trompas, ovários, útero e colo do útero. Os sintomas incluem corrimento, sangramento e cólica fora do período menstrual;
-
Endometriose: essa inflamação faz com que as células do endométrio se movimentem no sentido oposto de forma que, ao invés de serem expelidas durante a menstruação, elas acabem chegando nos ovários ou na cavidade abdominal.
É normal ter cólica fora do período menstrual quando se trata de um sintoma da ovulação. No entanto, todo desconforto intenso e persistente requer cuidado profissional, independentemente do agente causador.
Cólica fora do período menstrual pode ser gravidez?
Os sintomas de gestação mais conhecidos são o atraso menstrual e a presença de enjoos, sem contar os desejos por pratos específicos e até mesmo exóticos. Acne, corrimento rosa e cólica fora do período menstrual também podem indicar gravidez.
Como evitar cólicas fora do período menstrual?
O Dr. Marcus chama atenção para a importância de consultar um profissional:
“Um acompanhamento ginecológico regular auxilia no diagnóstico de problemas que podem gerar cólicas. Vale lembrar que algumas doenças que se manifestam a partir da cólica não têm origem ginecológica, como infecção urinária ou alterações intestinais, por exemplo.", explica o especialista.
É normal ter cólica fora do período menstrual?
É bastante comum que a mulher experimente, ao longo da vida, alguns episódios de dor abdominal difusa do tipo cólica e isso nem sempre significa a presença de alguma patologia. Entretanto, casos persistentes que não se resolvem espontaneamente devem ser avaliados pelo ginecologista.
Como diagnosticar a causa da cólica fora do período menstrual?
Segundo o médico, “a rotina ginecológica diagnostica as principais patologias e/ou alterações que podem causar as cólicas. Exames como o preventivo e a ultrassonografia pélvica transvaginal auxiliam neste quesito".
Como tratar a cólica fora do período menstrual?
“O tratamento deve ser individualizado e é baseado nos achados anormais. Porém, analgésicos comuns podem ser utilizados em casos esporádicos.", afirma o Dr. Marcus.
Consultar um médico regularmente permite a prevenção e detecção precoce de diversas doenças, inclusive aquelas que têm a cólica fora do período menstrual como sintoma. Agende hoje mesmo sua consulta: ligue para 4020-0057 ou faça o seu agendamento online aqui.