Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

Cisto pilonidal: saiba o que fazer, do diagnóstico ao tratamento

Higiene pessoal ajuda a impedir evolução do problema
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 12/07/2022

O cisto pilonidal é uma alteração caracterizada por uma espécie de bolsa que se desenvolve nas axilas, couro cabeludo, umbigo ou no cóccix. Em seu interior pode haver fragmentos de pele, pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas.

Sintomas de cisto no cóccix

Ainda que o cisto pilonidal possa surgir em diversas regiões do corpo, a área mais comumente afetada é o cóccix. Os sintomas mais comuns da fase aguda deste quadro incluem:

  • Dor local;

  • Aparência avermelhada;

  • Calor;

  • Inchaço;

  • Saída de pus por um orifício que se abre na pele;

  • Febre;

  • Náuseas;

  • Cansaço.

Segundo o Dr. Arnaldo Nacarato, cirurgião do aparelho digestivo e coordenador da cirurgia geral do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, cistos menores, geralmente, apresentam apenas um pequeno orifício por onde é eliminado um líquido turvo e com odor.

“Enquanto isso, à medida que a infecção avança, é possível que novas fendas surjam, a ponto de se tornarem fístulas onde é possível enxergar os pelos em seu interior.", complementa. 

Cisto pilonidal é perigoso?

O médico explica que apesar de causar grande desconforto e seu tratamento ser mais complicado, o cisto no cóccix não causa maiores complicações. 

Cisto pilonidal pode virar câncer?

Um cisto pilonidal pode virar câncer, mas é algo muito raro.

O que o cisto pilonidal pode causar?

Quando não tratado, o cisto pilonidal pode causar dor aguda e perda da qualidade de vida.

Como eliminar o cisto pilonidal naturalmente?

Não existe a possibilidade do cisto pilonidal se curar sozinho. Entretanto, cuidados de higiene pessoal auxiliam no controle do problema, impedindo que a inflamação piore.

Lavar a região com água morna, além de retirar a secreção e os resíduos de pelo, ajuda na circulação sanguínea. Depois de higienizar o local, é importante secar bem para evitar o acúmulo de suor.

Qual médico procurar e como é o tratamento?

É bastante comum que a primeira avaliação de um cisto pilonidal seja feita por um dermatologista ou clínico geral. Porém, o profissional mais indicado para tratar essa alteração é o coloproctologista, pois esta é a área especialista em doenças que acometem o intestino grosso, o reto ou o ânus.

Quanto ao tratamento, o Dr. Arnaldo explica que a abordagem varia de acordo com o estágio da disfunção. Pacientes com cisto sem outros sintomas permanecem em observação. Já para aqueles que apresentam evolução para abcesso é necessário realizar drenagem do pus por meio de uma pequena incisão. Casos reincidentes recebem indicação para cirurgia de ressecção.  

“Ao fim do procedimento, a ferida não recebe pontos e fica aberta para que a cicatrização ocorra de dentro para fora, em um processo natural. Apesar do maior tempo de recuperação, esse método diminui o risco de reincidência.", completa o médico.

Atendimento especializado

Da avaliação clínica até a cirurgia, indicada para casos muito específicos de cisto pilonidal, você pode contar com os cuidados oferecidos no Hospital Brasília Unidade Águas Claras. Dispomos de equipe altamente especializada e estrutura moderna e confortável para a realização desses procedimentos. Nosso objetivo é exercer uma medicina de excelência, humanizada, baseada na ética e no conhecimento científico e ajudar o paciente a conquistar uma melhor qualidade de vida. Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo número 4020-0057 ou realize o seu agendamento online aqui.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico