Imagine o corpo humano como um mapa cheio de rios e ramificações. Todos esses “caminhos" vão para o coração ou saem dele. A medicina criou uma forma de chegar ao coração por meio desses “rios", que são os vasos sanguíneos. O cateterismo cardíaco faz exatamente isso, utiliza os vasos sanguíneos como caminho para chegar ao órgão responsável por bombear o sangue para todo o corpo. A tecnologia é tão precisa que permite que o médico veja, por meio de uma câmera acoplada no equipamento, em quais vasos do coração há alterações, como por exemplo o depósito de placas de gordura ou outras complicações também em válvulas do coração.
Nessa edição, o Dr. Leandro Richa Valim, cardiologista do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, explica de forma mais detalhada o que é o exame e em quais casos ele pode ser indicado.
O que é o cateterismo cardíaco?
O cateterismo cardíaco é um exame realizado por médicos cardiologistas para o diagnóstico e tratamento de cardiopatias (doenças do coração). Trata-se de um procedimento invasivo, realizado com auxílio de cateteres, que são tubos flexíveis e bem finos, levados até o coração.
Qual a função do cateterismo cardíaco?
É um exame indicado pelo cardiologista, de forma eletiva, após identificação de sintomas e/ou resultados de outros exames como ecocardiograma, teste ergométrico e eletrocardiograma, ou então em emergências, como no caso de um infarto agudo do miocárdio (IAM).
Tem o objetivo de diagnosticar e tratar doenças cardíacas, como entupimentos nas artérias do coração (dentre os quais pode se apresentar o infarto agudo), disfunções das válvulas ou do músculo do coração.
Para alguns quadros, é preciso tratar a obstrução de artérias entupidas para remover as placas de gorduras, nesse caso é feito uma angioplastia com a colocação de um stent. Em outras situações, por exemplo, pode-se também realizar o implante de novas válvulas do coração, bem como outros tratamentos importantes.
Como é feito o cateterismo no coração?
Inicialmente é realizada uma sedação, seguida de anestesia local e posterior punção na artéria (na virilha ou no punho), pela qual o cateter navegará até o coração.
Conforme explica o Dr. Leandro Richa Valim “através do cateter, se realiza a injeção de contraste iodado, que permitirá a visualização das estruturas a serem estudadas, incluindo as artérias do próprio coração (coronárias), podendo-se identificar a presença de entupimentos, bem como outros distúrbios".
A duração do cateterismo propriamente dito gira em torno de 30 minutos, porém o paciente costuma permanecer mais tempo em sala devido à necessidade de todo o preparo antes do início e após o término do exame. Caso haja a necessidade de se realizar o tratamento, através de uma angioplastia com implante de stent, este tempo será maior, a depender da complexidade do procedimento.
“Como é feito sob sedação e anestesia local, este procedimento costuma causar pouco ou nenhum desconforto", explica o Dr. Leandro Richa Valim.
Já em relação à recuperação, o médico explica que “em casos de cateterismos eletivos (agendados), sem a realização de angioplastia, o paciente costuma ser liberado para casa no mesmo dia. Caso seja realizada a angioplastia concomitante, o paciente costuma ficar internado por um a dois dias. Em casos de cateterismos de urgência, o paciente já estará internado e a duração da estadia no hospital dependerá da gravidade de cada caso".
Quais os principais riscos do exame de cateterismo?
O risco de eventos adversos graves é mínimo. De toda forma, como se trata de um procedimento invasivo, existem riscos, dentre os quais podemos citar:
▪Hematoma no local da punção;
▪Sangramento;
▪Oscilação da pressão arterial;
▪Arritmia;
▪Reação alérgica;
▪Formação de coágulos sanguíneos.
Por isso, é fundamental que seja realizado em um hospital de referência e com equipe médica especializada, com foco na qualidade e segurança do paciente.
“Com o desenvolvimento cada vez maior tanto dos materiais como das técnicas, tais procedimentos têm se tornado cada vez mais seguros e confortáveis, contribuindo para o diagnóstico e tratamento cada vez mais avançados, auxiliando no aumento no tempo e qualidade de vida das pessoas", reforça o médico.
Quais os cuidados necessários antes do cateterismo no coração?
Na indicação de um cateterismo, o médico cardiologista irá explicar o motivo da solicitação, bem como todos os passos para a realização do exame, podendo ainda esclarecer todas as dúvidas, permitindo que o paciente se sinta mais seguro.
Nesse momento será feita uma avaliação de quais medicamentos devem ser utilizados e quais devem ser suspensos para o procedimento, assim como a orientação acerca do período de jejum necessário.
Além disso, se poderá pedir exames de sangue (Ex.: avaliar a função renal), bem como outros que se façam necessários para cada caso.
Hospital Brasília Unidade Águas Claras
O Centro Médico do Hospital Brasília Unidade Águas Claras é referência de atendimento ambulatorial em diversas especialidades e a cardiologia é uma delas. Com tecnologia avançada para a realização de exames e estrutura ampla para cuidar da saúde do coração.
Para mais informações e agendamentos ligue (61) 3052-4600 ou agende on-line.