O câncer de tireoide representa, aproximadamente, 1% dos tipos de tumores. Mas, a estimativa é que esse número possa ser maior, porque a doença pode ficar por muitos anos sem apresentar sinais. Ele é um dos tipos de cânceres mais comuns da região do pescoço e da cabeça e afeta em maior parte as mulheres, cerca de três vezes mais do que os homens.
A glândula tireoide fica localizada na região anterior do pescoço e exerce a função de produzir hormônios que são fundamentais para a regulação do metabolismo. Ela é formada por dois lobos, direito e esquerdo, que lembram a forma de uma letra H, e que são unidos por uma parte chamada istmo.
Neste blog, entenda quais são os sintomas, como é feito o diagnóstico e o tratamento. A Dra. Fernanda Guedes, oncologista do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, explica mais o assunto. Confira a leitura completa.
O que é câncer de tireoide?
O câncer de tireoide é um tumor que se desenvolve na glândula tireoide e causa um caroço no pescoço, nas fases iniciais. Quando é mais agressivo, esse caroço pode aumentar muito rápido e causar outros sintomas, dos quais falaremos mais adiante.
O que causa câncer de tireoide?
Embora não se tenha uma causa conhecida para o surgimento do câncer de tireoide, existem fatores de risco que podem deixar as pessoas mais suscetíveis à doença. Entre os quais estão:
- histórico de câncer de tireoide na família;
- ter mais de 40 anos;
- ter passado por tratamentos com radiação no tórax, pescoço e cabeça;
- ter um nódulo grande que cresce rapidamente.
Embora um fator de risco não signifique que a pessoa terá câncer de tireoide, é importante que as que tenham histórico e condições de risco, busquem avaliação médica.
Sintomas de câncer de tireoide
Os sintomas descritos devem sempre ser analisados por um médico. Entre os sinais mais comuns que podem estar associados ao câncer de tireoide estão:
- nódulos tireoidianos com crescimento rápido;
- sensação de falta de ar;
- rouquidão;
- dificuldade para engolir.
Em caso de apresentar algum desses sintomas, consulte um médico endocrinologista ou clínico geral, ele fará uma avaliação precisa e indicará um tratamento adequado.
Como é feito o diagnóstico do câncer de tireoide?
O diagnóstico é realizado por um médico, por meio de avaliação de exames laboratoriais, clínicos e radiológicos. São analisados nódulos e considerados idade e o sexo, evolução do nódulo e histórico de saúde do paciente. Quanto antes for detectado o câncer de tireoide, maiores são as chances de tratamento.
A Dra. Fernanda Guedes destaca, “como orientação aos médicos: que não seja solicitado rotineiramente um ultrassom da tireoide em pacientes com testes de função tireoidiana anormais se não houver anormalidade palpável da glândula tireoide. Não existe rastreamento para o câncer de tireoide".
Câncer de tireoide tem cura?
Quando diagnosticado precocemente, sim, há muita chance de cura para a doença. Em média, depois da glândula removida em cirurgia, há um acompanhamento médico por cinco anos.
De acordo com a Dra. Fernanda Guedes “a importância da detecção precoce é a chance de cura. Apenas 5% dos casos de câncer de tireoide são altamente agressivos e os índices de sucesso podem chegar a 95%, quando o diagnóstico é precoce e o tratamento adequado", explica a médica.
Tratamento
Conforme explica a Dra. Fernanda Guedes, a terapia primária para o câncer de tireoide diferenciado (papilar e folicular) é a cirurgia.
Outras opções para o tratamento de doença recorrente/metastática incluem as seguintes terapias:
- radioiodo, quando os exames demonstrarem persistência de captação;
- quimioterapia sistêmica (por exemplo, inibidores de quinase);
- radioterapia externa;
- e outras modalidades de tratamento que não estão amplamente disponíveis como: injeção percutânea de etanol em metástases cervicais, ablação por radiofrequência de metástases cervicais, ósseas e pulmonares e embolização paliativa de metástases ósseas.
Oncologia Hospital Brasília Unidade Águas Claras
O Hospital Brasília Unidade Águas Claras conta com o Dasa Oncologia. Nosso Centro de Oncologia possui instalações modernas e tecnologia de ponta, permitindo a realização dos mais avançados exames e tratamentos com todo o conforto e segurança necessários. Além disso, nossa equipe multiprofissional é formada por profissionais experientes, altamente capacitados e prontos para acolher pessoas com câncer e seus familiares.
Para agendamento de consultas e exames, entre em contato com nossa Central de Atendimento, pelo telefone (61) 3052-4600 ou pelo Whatsapp (61) 99158-1632.