Logo

Sua saúde

4 minutos de leitura

Câncer de pulmão: saiba quais são os sintomas, os tipos e tratamentos

A maior parte dos casos de câncer de pulmão está associada ao tabagismo
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 01/09/2022

O câncer de pulmão é o segundo tipo de tumor maligno mais comum em homens e mulheres no Brasil, sem contar com o câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), desde meados da década de 1980, a taxa de crescimento da doença vem reduzindo por causa da diminuição do tabagismo, importante fator de risco para o desenvolvimento da patologia em toda a população. Aproximadamente 85% dos casos de câncer de pulmão diagnosticados estão associados ao consumo de substâncias derivadas do tabaco.

Convidamos o Dr. Fernando Vidigal, oncologista e coordenador do Centro de Oncologia do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, para explicar o que é, quais são os sintomas da condição e como é feito o tratamento do câncer de pulmão. Saiba mais!

O que é câncer de pulmão?

O câncer de pulmão é um tumor que surge em decorrência da mudança dos mecanismos naturais das células do pulmão, ou seja, por causa do crescimento desordenado de células malignas. Ele pode afetar da traqueia até a parte periférica do pulmão. Trata-se da principal causa de morte por câncer entre homens e da segunda maior entre as mulheres, de acordo com o Inca.

Tipos de câncer de pulmão

Os tipos de câncer de pulmão são determinados após análise de amostras da lesão. Entre os subtipos mais recorrentes estão:

  • Adenocarcinoma – o tipo mais frequente, representa cerca de 40% dos cânceres de pulmão e é também o mais recorrente entre os não fumantes. Ele começa nas células que produzem o muco e costuma crescer de forma lenta.

  • Carcinoma de pulmão indiferenciado de grandes células – esse tipo costuma se espalhar de forma mais lenta que o câncer de pequenas células, no entanto, ele progride mais rápido que outros tipos de tumor maligno e pode ser encontrado em qualquer parte do pulmão.

  • Carcinoma de pulmão de pequenas células – essa é a forma mais agressiva e representa cerca de 15% dos tumores de pulmão. Ele inicia, normalmente, nos brônquios e tem grande potencial de criar metástases, ou seja, de afetar outras partes do corpo, como o fígado, os ossos e o cérebro.

  • Carcinoma epidermoide – começa nas células de revestimento das vias aéreas de dentro dos pulmões, geralmente localizadas ao lado dos brônquios, no centro do pulmão. Representa cerca de um quarto dos tipos de câncer de pulmão.

Causas do câncer de pulmão

A causa que dispara na frente como o principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pulmão é o tabagismo de longa data. Além disso, outros fatores também podem contribuir com seu surgimento, como:

  • fumo passivo;

  • inalação de agentes químicos como radônio, asbesto, amianto e arsênio;

  • inalação de poluição do ar e poeira;

  • doenças como tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);

  • alimentação pobre em frutas e verduras;

  • fatores genéticos e histórico familiar;

  • idade avançada: entre 50 e 70 anos.

Leia também: mitos e verdade sobre o câncer.

Sintomas do câncer de pulmão

Normalmente, os sintomas do câncer de pulmão só surgem nos quadros mais avançados da doença, mas, mesmo assim, pessoas que estão na fase inicial do carcinoma podem também apresentar sinais. Os mais comuns são:

  • tosse perseverante;

  • dor no peito;

  • falta de ar;

  • escarro com sangue;

  • rouquidão;

  • perda de peso e de apetite;

  • pneumonia ou bronquite recorrente;

  • cansaço ou fraqueza.

Tratamento do câncer de pulmão

O Dr. Fernando Vidigal explica que “o tratamento do câncer de pulmão é indicado após a avaliação do histórico do paciente e da determinação do estadiamento da doença, para definir a localização do tumor e se existem focos em outros lugares do corpo. A partir daí, pode ser indicada uma cirurgia, com acompanhamento, em casos de necessidade, de radioterapia e quimioterapia”. Veja as principais possibilidades terapêutica, a seguir.

  • Cirurgia – quando há a possibilidade de ser feita, essa modalidade envolve a remoção do tumor, além de eliminar os linfonodos que ficam perto do órgão. As cirurgias são: lobectomia (retirada de todo o lobo pulmonar no qual o tumor está localizado), segmentectomia e ressecção em cunha (quando é extirpada uma parte pequena do pulmão, apenas aquela que envolve o tumor) e pneumectomia (quando é removido o pulmão inteiro).

  • Quimioterapia – indicada com o objetivo de destruir as células cancerígenas e impedir que o tumor cresça; diminui os sintomas da doença.

  • Radioterapia – a radiação é utilizada para destruir as células cancerígenas; pode ser feita antes ou depois do procedimento cirúrgico.

  • Terapia-alvo – nova forma de tratamento de câncer, é indicada para pacientes com características moleculares específicas.

Todo o processo de tratamento conta com avaliação multidisciplinar, ou seja, um grupo composto por oncologista, cirurgião torácico, pneumologista, radiologista, radioterapeuta, médico nuclear, intervencionista, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.

Centro de Oncologia

Contamos com equipe multiprofissional composta por profissionais experientes, altamente capacitados e prontos para acolher pessoas com câncer e seus familiares e ajudá-los a enfrentar os diversos desafios do cuidado oncológico. Além disso, os centros de oncologia do Hospital Brasília e do Hospital Brasília Unidade Águas Claras dispõem de instalações modernas e tecnologia de ponta, o que permite a realização dos mais avançados exames e tratamentos com todo o conforto e segurança necessários.

Mas é sempre bom lembrar que o tratamento deve ser planejado a partir de uma avaliação clínica criteriosa e individualizada. Você pode agendar atendimento com um de nossos especialistas do Centro Médico Águas Claras, pelo telefone (61) 3052-4600 ou via Whatsapp (61) 99158-1632.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico