A obesidade é um grande problema de saúde pública no Ocidente, e todo mundo conhece alguém que, para além de questões estéticas, precisa perder peso e encontra dificuldade. A bariátrica Sleeve, também conhecida como gastrectomia vertical, é um procedimento que aumenta a qualidade de vida de pessoas que sofrem com a obesidade. Além de ajudar no emagrecimento, também auxilia no controle de enfermidades associadas.
No texto abaixo, o Dr. Arnaldo Nacarato, cirurgião gástrico e coordenador da Cirurgia Bariátrica do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, explica como o procedimento é feito e quais os cuidados pré e pós-operatórios.
O que é bariátrica Sleeve?
A bariátrica Sleeve é uma técnica cirúrgica que retira uma parte do estômago para diminuir o volume dele e, por consequência, promove perda de peso gradativa.
Quem pode fazer a bariátrica Sleeve?
A cirurgia bariátrica é um tratamento indicado para pessoas com obesidade que não obtêm êxito com outras abordagens. Para estar apto ao Sleeve gástrico, o paciente deve ter um Índice de Massa Corpórea (IMC) maior que 35 e apresentar doenças relacionadas, como diabetes e hipertensão, por exemplo, ou apresentar IMC superior a 40 sem comorbidades.
“Para aqueles com refluxo gastroesofágico, entretanto, a Sleeve não é a melhor abordagem, pois pode agravar o problema", explica o cirurgião.
Como a cirurgia Sleeve é feita?
Uma vez que o objetivo da cirurgia Sleeve é diminuir o tamanho do estômago, durante o procedimento, o cirurgião remove parte do órgão e o fundo gástrico, de modo que ele comporte cerca de 100mL de volume. Isso significa que a pessoa passa a se saciar com uma quantidade menor de alimentos durante as refeições, pois o procedimento ajuda na diminuição do apetite.
Por usar videolaparoscopia e robótica, a Sleeve é considerada uma intervenção minimamente invasiva e rápida (cerca de 45 minutos).
Como é a preparação para a cirurgia bariátrica Sleeve?
Antes de se submeter à bariátrica Sleeve, o paciente deve ser avaliado e acompanhado por endocrinologistas, nutricionistas, cardiologistas, pneumologistas e psicólogos. “Depois de ele tirar as dúvidas com o cirurgião, é encaminhado para o pré-operatório com pneumologista e cardiologista e, somente com a conclusão dessa jornada, o paciente estará pronto para a cirurgia. Vale pontuar que, mesmo após o procedimento, a pessoa deve manter o acompanhamento médico para organizar a suplementação de vitaminas. Aqueles que continuam as consultas depois do período de seis meses obtêm mais sucesso com o tratamento", afirma o Dr. Arnaldo.
Como é a recuperação da Sleeve?
O cirurgião ainda detalha que o protocolo ERAS – nome derivado da sigla em inglês Enhanced Recovery After Surgery, que consiste em um conjunto de medidas perioperatórias destinadas a melhorar a recuperação do paciente e diminuir o tempo de internação e as complicações pós-operatórias –, no caso da cirurgia bariátrica, inclui fisioterapia motora e respiratória no pós-operatório imediato, além do início da dieta líquida no mesmo dia. O paciente recebe alta em até 24 horas depois do procedimento.
Bariátrica no Hospital Brasília Unidade Águas Claras
No Hospital Brasília Unidade Águas Claras, nossos profissionais estão aptos a oferecer todo o suporte necessário para os pacientes em preparação para a cirurgia bariátrica, desde as primeiras consultas de avaliação e a cirurgia propriamente dita até o acompanhamento pós-operatório. Tudo começa no Centro Médico Águas Claras, onde nossos médicos fazem o atendimento inicial e ajudam o paciente a traçar a melhor conduta para o caso.
Agende sua consulta on-line, pelo site do hospital, ou entre em contato conosco pelo telefone (61) 4020-0057.