Logo

Sua saúde

4 minutos de leitura

Alimentos ricos em ferro: quais são e como inserir o ferro na alimentação diária?

Entenda e importância do nutriente e saiba em que alimentos é possível encontrá-lo
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 15/06/2022

A alimentação é um cuidado de extrema importância para a manutenção do bem-estar físico e emocional. Seguir uma dieta balanceada e adequada às necessidades do corpo, além de auxiliar o bom funcionamento do intestino, evita complicações como as crises de gastrite, por exemplo.

O ferro é um dos minerais mais abundantes na natureza e, para nós, seres humanos, é essencial, pois, nas hemácias, esse nutriente atua no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Para explicar a importância dos alimentos ricos em ferro convidamos o Dr. Leandro Mendonça, nutrólogo do Hospital Brasília Unidade Águas Claras. 

Alimentos ricos em ferro: o que são?

Antes de saber quais são as fontes de ferro, é preciso compreender que esse nutriente se apresenta de duas formas: heme e não heme.

Ferro heme

O ferro heme é aquele que já se encontra estabilizado e é absorvido mais facilmente pelo organismo. Suas principais fontes são as de origem animal, como carnes e ovos.

Ferro não heme

O ferro não heme exige um esforço maior para sua absorção e, dessa forma, é necessário consumi-lo em maior quantidade. É encontrado em fontes vegetais, como folhas verde-escuras, cereais, sementes e leguminosas. Evite bebidas e sobremesas lácteas, refrigerantes, café e mate durante as refeições ricas nesse tipo de ferro ou logo depois delas. Por outro lado, a vitamina C pode ser aliada nesse processo, então, limonada e frutas cítricas são boas pedidas para essa refeição.

Quais são os benefícios dos alimentos ricos em ferro?

Quem não gosta de comer bem? Diversos povos têm a cultura de se reunir em torno da mesa, em um momento de união, partilha e, por que não, saciedade. Ao preparar o almoço em família, no entanto, precisamos ter o cuidado de priorizar refeições gostosas, nutritivas e saudáveis, a fim de evitar problemas como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, por exemplo.

“Nesse sentido, como mencionado acima, os alimentos ricos em ferro são essenciais para a oxigenação das células do corpo. Outros benefícios do mineral ao organismo incluem: prevenção da anemia, auxílio no desenvolvimento do sistema nervoso central e geração de energia", explica o Dr. Leandro.

Em contrapartida, a falta de ferro pode causar os seguintes sintomas:

  • piora da função da tireoide;

  • queda do sistema imunológico;

  • unhas quebradiças;

  • feridas no canto da boca;

  • anemia;

  • fadiga;

  • palpitações.

Quais são os alimentos ricos em ferro?

Não importa se você é onívoro (come carne), vegetariano (não ingere carne animal) ou vegano (não consome nenhum produto de origem animal), são vários os alimentos que são fonte de ferro. Confira a lista abaixo e os insira à sua dieta.

Alimentos de origem animal ricos em ferro

  • Carne bovina – principal fonte do mineral, o corte mais indicado para o tratamento da anemia é o fígado.

  • Carne de porco – para evitar aumento das taxas de colesterol, dê preferência aos cortes magros, como o lombo, por exemplo.

  • Frango – além de ser fonte de proteínas magras, fortalece o sistema imune.

  • Peixes – possuem menor quantidade de ferro em relação às opções anteriores, mas podem ser substitutos para quem não consome carne vermelha.

  • Crustáceos – o camarão e o siri, por exemplo, são ricos em ferro, água, proteínas, vitaminas do complexo B e ômega-3.

  • Gema de ovo – além de rica em ferro, estimula a oxigenação dos tecidos.

Alimentos de origem vegetal ricos em ferro

O ferro encontrado nos vegetais é do tipo não heme, então atente-se à dica de não os consumir com refrigerantes, café e mate.

  • Leguminosas – feijão tem ferro e é um dos principais componentes da refeição brasileira. No entanto, para quem prefere outras leguminosas, ervilha e grão-de-bico também possuem o nutriente em quantidades significativas.

  • Nozes – nesse caso, a dica é apenas quanto à quantidade ingerida, pois as nozes possuem valor calórico elevado.

  • Espinafre – prefira consumi-lo refogado ou cru para potencializar a absorção do ferro.

  • Chocolate amargo – quanto mais amargo melhor!

Frutas ricas em ferro

Como as frutas são fontes de ferro do tipo não heme, para facilitar a absorção do nutriente, precisam ser consumidas juntamente com outros alimentos, como as proteínas animais ou outras fontes de vitamina C. As melhores opções são:

  • desidratadas – mamão, banana, manga, maçã, abacaxi e pera;

  • pistache;

  • uva-passa;

  • secas – damasco, figo, ameixa, coco e tâmara.

Como aumentar a absorção do ferro?

O nutrólogo afirma: “Não adianta encher a geladeira com as opções acima e não se atentar para o tipo de ferro de cada grupo, pois, no caso dos que possuem o mineral não heme, é necessário realizar uma combinação com outros alimentos que agirão como potencializadores para a absorção do nutriente."

  • Vitamina C.

  • Ácido cítrico – encontrado em frutas como limão, laranja, morango, abacaxi e em vegetais como tomate e pimenta.

  • Ácido málico – presente, principalmente, na maçã.

  • Ácido tartárico – uvas, cranberry e banana.

  • Proteínas de origem animal – além de serem fontes do mineral do tipo heme, carnes, frango e peixes aumentam a absorção de ferro não heme.

Assistência Multidisciplinar no Hospital Brasília Unidade Águas Claras: atendimento de excelência

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso terapêutico. Além disso, ter um time multidisciplinar com a visão integral do paciente é essencial para um atendimento de excelência. Por isso, em todos os setores, o Hospital Brasília Unidade Águas Claras conta com profissionais de diversas especialidades que interagem com a assistência de pacientes e familiares.

Nossa equipe de nutricionistas é responsável pelo acompanhamento alimentar de todos os pacientes e tem competência na assistência dietoterápica hospitalar. Ela prescreve, planeja, analisa, supervisiona e avalia a melhor terapia nutricional para o paciente, de comum acordo com a indicação médica. O setor tem como objetivo proporcionar um serviço de qualidade, visando à melhora do estado nutricional e à mudança de hábitos alimentares de nossos pacientes. Para mais informações e agendamento, entre em contato com a Central de Atendimento pelo número (61) 3052-4600.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico