Logo

Sua saúde

2 minutos de leitura

O que faz o médico coloproctologista? Quando devo procurar o especialista?

Saiba o que essa especialidade pode fazer pela saúde do seu sistema digestivo
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 09/01/2022

O tratamento de problemas de saúde relacionados com o intestino delgado, intestino grosso, ânus e reto é feito pelo médico coloproctologista, que, além de ser especialista no cuidado de doenças nessas regiões, também tem formação cirúrgica para isso.

Entenda, a seguir, como é essa área e em quais situações procurar esse profissional. Quem vai falar mais sobre o tema é a Dra. Natascha Mourão Moreira, do Hospital Brasília Unidade Águas Claras.   

Coloproctologia: do que cuida a especialidade?

O médico coloproctologista é o especialista indicado para orientar e tratar problemas como constipação intestinal; distúrbios na evacuação; doenças sexualmente transmissíveis; câncer de intestino; doença hemorroidária; fissuras anais e doenças inflamatórias intestinais, entre outras. 

Qual a diferença entre proctologista e coloproctologista?

Ainda há bastante dúvida sobre a diferença entre proctologia e coloproctologia. Por isso, vamos explicar as definições de cada um dos termos.  

  • Proctologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata problemas de saúde relacionados com o ânus e o reto. 

  • Coloproctologia é praticamente a mesma definição. É a área da medicina que trata de doenças que ocorrem no ânus e no reto. Mas a diferença é que essa especialidade também cuida de problemas relacionados ao o intestino grosso, delgado e o cólon; por isso foi acrescentado “cólon” ao nome.  

Por que ir ao coloproctologista?

Esse especialista deve ser procurado na abordagem de problemas como fissuras anais; hemorroidas; abscessos perianais; lesões pós-cirúrgicas do ânus; fístulas perianais; doenças sexualmente transmissíveis; prolapso retal; constipação; incontinência anal; tumores benignos e malignos do intestino grosso, do intestino delgado e do reto; diverticulite; doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas, como a doença de Crohn; doença pilonidal; síndrome do intestino irritável e retocolite ulcerativa inespecífica, entre outras. 

 Como é feito o exame físico em uma consulta com o coloproctologista? 

  •  Inspeção anal – visualização externa do ânus e da região perianal. 

  •  Toque retal – um procedimento simples mas de extrema importância na coloproctologia para a prevenção de doenças graves, como o câncer colorretal. 

  • Anuscopia – um exame feito com o auxílio do anuscópio: tubo curto que é introduzido no ânus do paciente.  

Quais exames devem ser pedidos pelo coloproctologista?

De acordo com a Dra. Natascha Mourão Moreira, os dois principais exames endoscópicos solicitados pelo coloproctologista são:  

  • colonoscopia – um dos exames de imagem mais conhecidos para avaliar o intestino grosso e o reto; 

  • retossigmoidoscopia – trata-se de um exame endoscópico comum e minimamente invasivo, para analisar o reto e o ânus e também o cólon sigmoide.  

No Hospital Brasília Unidade Águas Claras, dispomos de uma equipe composta por cinco coloproctologistas que atuam em diversos níveis de atenção, no âmbito ambulatorial ou em casos mais complicados, em que uma internação é necessária, além e contar com o Núcleo de Doenças Intestinais Complexas (NEDIC). Realizamos também procedimentos de baixa e alta complexidade, incluindo cirurgias laparoscópicas e robóticas

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico